Sabor, simplicidade e tradição: esses são os três pilares do yakitori, a espetada japonesa por excelência. Se não fazes ideia do que é yakitori, está na hora de descobrir! Tal como acontece com o resto dos pratos típicos do Japão, vale a pena prová-lo e conhecê-lo melhor.
Por isso, neste artigo vamos contar-te todos os detalhes sobre o yakitori, os seus ingredientes e a sua história. E o mais importante: vamos revelar-te o melhor lugar para o experimentar!
O que é o yakitori? Definição e origens
É uma das opções mais pedidas do ementa do Sibuya, mas o que é exatamente o yakitori?
O yakitori é um prato japonês que consiste numa espetada de frango grelhado sobre carvão vegetal. Daí o nome: “yaki” significa grelhado e “tori” refere-se ao frango. Normalmente, vem acompanhado de sementes de sésamo e algum molho que realça o seu sabor incrível.
No mundo da street food japonesa, o yakitori é um verdadeiro clássico. A sua origem remonta à Era Meiji (1868-1912), quando o consumo de frango começou a tornar-se popular entre a população japonesa.
Inicialmente, era um produto caro que só se consumia em restaurantes, os quais vendiam os restos do frango a vendedores de rua. Para os aproveitar, estes começaram a grelhá-los em espetadas sobre carvão. E, pouco a pouco, a ideia foi conquistando todos.
Hoje em dia, o prato é tão popular no Japão que existe até um Festival Anual de Yakitori, celebrado todos os verões em Tsukishima (Tóquio). Incrível, não achas?
Ingredientes para preparar as espetadas japonesas por excelência
Os ingredientes do yakitori não têm grande mistério. O principal é o frango, podendo-se utilizar qualquer parte da ave. Normalmente é cortado em pedaços pequenos, já que o yakitori é considerado uma entrada ideal para acompanhar o prato principal.
Com o frango, aplica-se a técnica kushiyaki: coloca-se numa espetada (“kushi”) e grelha-se. Embora se possa acompanhar com legumes ou outros ingredientes, o yakitori mais tradicional leva apenas frango e molho de soja.
Tipos de yakitori japoneses
Sabias que existem vários tipos de yakitori japoneses? Dependendo da parte do frango usada ou dos ingredientes que o acompanham, podemos encontrar:
- Momo, espetada feita com coxa de frango.
- Sunagimo, feita com moelas de frango.
- Negima, de peito de frango com pedaços de cebola.
- Sasami wasabi, também de peito, acompanhada de wasabi.
- Tsukune, espetada de almôndega de frango com ovo e cebola.
- Kawa, espetada de pele de frango crocante.
- Hatsu, nada mais nada menos que espetada de coração de frango.
Não te esqueças do molho
Já o mencionámos, mas vale a pena reforçar que o molho é fundamental para dar vida a este prato. Mas qual é o melhor?
O molho de soja é sempre uma boa opção, sim, mas se queres que o yakitori te surpreenda mesmo, confia em nós: experimenta com molho teriyaki. Feito com molho de soja, gengibre, sake e mel, é um dos melhores molhos para sushi e para pratos como este.
Na Sibuya, servimos o nosso yakitori com sementes de sésamo e este delicioso molho teriyaki, que lhe dá um toque doce incrível. Tens mesmo de provar!
Desfruta das espetadas japonesas na Sibuya
Seria maravilhoso poder viajar até ao Japão com um simples estalar de dedos, não achas? Assim podíamos provar receitas maravilhosas como esta num izakaya ou numa barraquinha de rua!
Mas, infelizmente, o teletransporte ainda não foi inventado e os voos para o Japão não estão propriamente baratos… Ainda bem que existe a Sibuya!
Nos nossos restaurantes podes viver a verdadeira eXperiência japonesa sem teres de apanhar um avião e, melhor ainda: podes provar o sabor magnífico do yakitori. E quando o fizeres, não te esqueças de pedir também uma das nossas cervejas japonesas e, claro, um bom prato de sushi.
Mas atenção: se não queres ficar sem lugar… Reserva já mesa na Sibuya!