No país nipónico é conhecido como Kare e come-se, no mínimo, uma vez por semana. E não é para menos: o caril japonês é saudável, fácil de preparar, versátil, substancial… e absolutamente delicioso!
Se queres conhecer melhor este must da gastronomia japonesa, chegaste ao lugar certo. Neste post vamos contar-te tudo o que precisas de saber sobre o caril japonês e muito, muito mais. Preparado?
O que é o caril japonês?
O caril japonês é um condimento — uma mistura de especiarias conhecida como roux de caril — que se elabora com uma base de farinha e manteiga. Desta combinação nasce o molho espesso com que os japoneses costumam acompanhar o arroz. O resultado é um guisado chamado Kare raisu, de sabor condimentado e um toque doce.
Embora, muitas vezes, quando os japoneses falam de caril japonês, refiram-se diretamente a este prato, considerado um dos mais populares do país, juntamente com o ramen e os diferentes tipos de sushi.
Atualmente, a maioria das famílias japonesas prepara este prato com blocos já prontos de caril (muito parecidos a tabletes de chocolate) que contêm as especiarias e o espessante necessários.
E como chegou o caril ao Japão?
Pode parecer-te surpreendente, mas o caril chegou ao Japão graças aos ingleses, que o introduziram no país por volta do séc. XIX, durante a era Meiji.
Os japoneses trataram de o adaptar ao seu gosto, tornando-o mais espesso, mais doce e menos picante. Antes disso, o caril britânico também já tinha sido uma adaptação do caril da Índia.
Aos poucos, o caril japonês foi-se tornando um prato nacional, do qual foram surgindo várias versões. Agora, cada família no Japão tem a sua própria receita de caril, e este prato nunca pode faltar na sua ementa semanal.
Pratos indispensáveis para provar o caril japonês
Sem dúvida, o prato mais famoso para experimentar o caril japonês é o chamado Kare raisu. Na ementa do Sibuya temos a nossa própria versão: Japan Curry, uma taça de arroz com caril japonês, cogumelos, cebolinho e frango com mel. Se vieres comer a um dos nossos restaurantes, é obrigatório prová-lo!
Outra alternativa para saborear o caril japonês é fazê-lo com os diferentes tipos de noodles japoneses, especialmente com Udon. No Sibuya, podes experimentar os Curry Udon, os nossos deliciosos noodles com frango, camarões, manga, soja e caril japonês. De comer e chorar por mais!
A pergunta mais frequente: o caril japonês é picante?
O caril japonês é muito menos picante do que o indiano ou o tailandês, já que os japoneses sempre preferiram sabores mais suaves.
Ainda assim, as pastilhas ou tabletes de caril com que se prepara o Kare raisu costumam estar disponíveis em várias versões de picante à escolha:
- Suave ou amakuchi
- Médio ou chukara
- Picante ou karakuchi
Prova este tipo de caril sem teres de viajar até ao Japão
Gostes tu mais ou menos picante, se és fã deste condimento de certeza que já te colocaste a seguinte questão: é possível provar o caril japonês sem ter de apanhar um voo de mais de 10 horas?
Claro que sim! Podes fazê-lo em qualquer um dos nossos restaurantes Sibuya. Aliás, se ainda não vieste, já estás a demorar… Aqui, para além de um caril divinal, esperam-te inúmeros pratos nipónicos que te vão realmente surpreender.
O que estás à espera? Reserva a tua mesa no Sibuya e vive a eXperiência do caril japonês em grande. Como deve ser!