Volver

Maki e Nigiri: Diferenças entre estes pratos japoneses

Com certeza, sempre que vais a um restaurante japonês, dá-vos vontade de pedir o menu completo, não é verdade? Mas não nos resta outra opção senão escolher...

Nessa escolha, existem dois tipos de amantes de sushi: aqueles que sempre optam por um bom nigiri japonês e os que preferem os clássicos makis. A que equipa pertences tu?

Se ainda não tens a certeza de qual equipa estás, não te preocupes. ¡Preparámos este post para ajudar-te a sair de dúvidas!

O que é o maki?

Por um lado, temos o maki, provavelmente o tipo de sushi mais popular. Quando pensamos em comida japonesa, sempre nos vem à mente a sua forma característica de rolo.

O maki sushi é arroz temperado com vinagre, também chamado arroz shari, e combinado com vários ingredientes, como peixe, mariscos, legumes ou até frutas. Esta mistura é enrolada numa folha de alga nori e depois cortada em pequenas porções.

Sabias que existem makis fritos? Os tipos de makis que existem são muito variados. Entre os mais populares, estão, por exemplo, os makis de atum, os makis de salmão ou os nossos queridos uramakis.

A estes últimos também os conhecemos como rolo invertido, porque neste maki o arroz fica por fora e a alga por dentro!

O que é o nigiri?

Por outro lado, temos o sushi nigiri, um tipo de sushi que consiste, basicamente, numa espécie de bola de arroz shari, à qual colocamos por cima uma fatia de peixe cru, também chamada neta. Simples, equilibrado e delicioso.

Para conseguir o nigiri japonês perfeito, é preciso moldar o arroz à mão e dar-lhe uma forma compacta oval ou alongada.

Quais são os tipos de nigiri que mais gostamos? Não conseguimos escolher entre o nigiri de salmão, o nigiri de atum ou o nigiri de camarão. Cada um é perfeito à sua maneira!

Principais diferenças entre maki e nigiri

Embora sejam bastante diferentes, muita gente tende a confundir maki e nigiri, é o que acontece com os mil nomes do sushi!

Entre as suas principais diferenças, podemos destacar:

Aparência e apresentação

Não é preciso mais do que olhar para um maki e um nigiri para perceber que as suas formas não têm nada a ver, não achas?

Como já sabes, os makis apresentam-se em rolos cilíndricos e são cortados em pedaços mais pequenos. A sua aparência pode variar porque depende dos ingredientes que contém, embora seja geralmente muito colorida.

Enquanto isso, o nigiri tem uma aparência mais simples: é uma pequena bola de arroz com uma peça de peixe ou marisco por cima. Ao contrário do maki, não utiliza alga nori como invólucro. No entanto, às vezes colocamos uma pequena tira para manter unidos o arroz e o peixe!

Ingredientes e sabores

Outra das diferenças entre maki e nigiri está nos seus ingredientes, muito mais variados no caso do maki.

E é que um maki aceita uma ampla gama de peixes crus ou cozidos, mariscos, legumes como pepino ou abacate, e, em alguns casos, ingredientes mais ocidentais, como queijo creme ou frango. Este petisco é uma explosão de sabores e texturas em si mesmo e geralmente é acompanhado por diferentes molhos ou temperos.

Por outro lado, no nigiri só há um ingrediente principal: o peixe ou marisco, que geralmente é cru. É comum encontrarmos, por exemplo, nigiris de salmão, atum, camarão (ebi) e enguia (unagi). Daí que o seu sabor dependa, em grande medida, da frescura e qualidade do peixe escolhido.

Técnica de preparação

Por último, entre o maki e o nigiri, também muda a técnica de preparação, embora ambas exijam um pouco de prática!

Para fazer os rolos de maki, é necessário utilizar uma esteira de bambu chamada makisu. Aí coloca-se primeiro a alga, depois uma camada de arroz e, por cima, o resto dos ingredientes. Depois, a esteira enrola-se e o rolo grande é cortado em pedaços pequenos.

Para fazer nigiri, é preciso moldar com as mãos uma pequena quantidade de arroz e dar-lhe forma. E depois coloca-se a peça de peixe por cima, com muito cuidado!

Como degustar os makis e os nigiris?

Não sabes como desfrutar do maki e do nigiri? Claro, experimenta-os com palitos, molha-os um pouco de molho de soja e come-os de uma vez. É a melhor maneira de degustá-los! Se quiseres, podes adicionar uma pequena quantidade de wasabi.

Como conselho, lembra-te que todo o tipo de sushi deve ser comido à temperatura ambiente. E com uma boa bebida para sushi, sempre sabe melhor!

Os melhores makis e nigiris da Sibuya

Se ficaste com vontade de maki e nigiri depois de ler este post, temos boas notícias: o ementa da Sibuya está cheio destas irresistíveis peças de sushi, tens para escolher!

Qual recomendamos? Qualquer um, embora tenhamos a certeza de que os Ebi Maki, de camarão, e o nosso nigiri especial de salmão vão deixar-te sem palavras. A propósito, se tens clara a tua preferência pelo nigiri, o melhor é que podes experimentar todos se pedires um Nigiri Lovers!

Do que estás à espera? Vem já viver a experiência do maki e do nigiri. Reserva a tua mesa na Sibuya!