Hay muchísimos tipos de massa japoneses, mas como os Udon… nenhuns! Se já os provaste, de certeza que estás de acordo connosco: são de lamber os dedos. Além disso, admitem imensas versões, e isso nós adoramos.
Se não fazes ideia do que é Udon ou que relação tem esta palavra de quatro letras com o Japão… Don’t worry, Sibuya ao resgate! Neste post esclarecemos todas as tuas dúvidas e contamos-te tudo sobre os noodles Udon.
O que são os noodles Udon?
Vamos começar pelo mais importante: o que é Udon? O Udon é um tipo de noodle japonês muito grosso, feito com farinha de trigo. É, de facto, o mais grosso que podemos encontrar na gastronomia nipónica.
Caracteriza-se por:
- A sua textura elástica e mastigável, super agradável em cada garfada.
- Uma espessura e largura muito maiores do que as de outros noodles japoneses, como o Soba ou o Ramen.
- A sua cor branca e aspeto ligeiramente brilhante.
- A sua versatilidade, já que podes apreciá-lo tanto em pratos quentes como em receitas frias, durante todo o ano.
- A sua enorme popularidade no país nipónico.
Caso ainda tivesses alguma dúvida, os noodles Udon também estão presentes na carta do Sibuya. Não podiam faltar!
Origem dos noodles japoneses grossos
Quanto à origem do Udon, a história é curiosa: os noodles grossos mais famosos do Japão têm, na verdade, a sua raiz na China. É exatamente o mesmo que acontece com a origem do yakisoba!
Acredita-se que o Udon tenha chegado ao país nipónico há mais de mil anos, entre os séculos VII e IX, pela mão de monges budistas. No início era uma comida muito associada aos templos, mas com o tempo esta preparação de trigo foi evoluindo até se transformar nos noodles compridos que conhecemos hoje.
A partir do período Edo, o Udon popularizou-se e começaram a surgir os ‘Udon-ya’, restaurantes especializados nestes noodles que hoje estão espalhados por todo o Japão… e também por meio mundo!
Diferenças entre os noodles Udon e noodles para ramen
Atenção, porque é muito comum confundir Udon com Ramen, e estamos a falar de dois tipos de noodles diferentes!
Quando os encontras na taça, não têm nada a ver: enquanto os noodles Udon são grossos, brancos e macios; os de Ramen são mais finos, normalmente amarelados e um pouco mais firmes, porque são feitos com kansui.
Também muda a forma de os apreciar: o Udon costuma ser servido em caldos simples ou em receitas em que o noodle é o protagonista absoluto. O Ramen, por sua vez, é servido em caldos mais intensos (como a sopa de miso japonês) e é acompanhado por uma grande variedade de toppings (por exemplo, cogumelos shiitake ou alga nori).
Pratos de Udon que podes provar nos nossos restaurantes de sushi
Já te explicámos o que é o Udon e qual é a sua origem, e de certeza que já te abrimos um pouco o apetite. Felizmente, no Sibuya facilitamos-te a vida: podes vir a qualquer um dos nossos restaurantes provar estes deliciosos e irresistíveis noodles. Estamos à tua espera!
Como te dissemos, os noodles Udon são muito versáteis, por isso admitem um sem-fim de versões. Nós oferecemos-te duas: Kinoko Udon e Curry Udon. E se há algo que te podemos garantir é que nenhuma delas te vai deixar indiferente…
Mas não queremos fazer-te nenhum spoiler, por isso, que tal vires descobrir os nossos noodles por ti mesmo? Podes pedir os que mais te apetecerem, ou até ambos se vieres com fome… Aqui não há regras!
Reserva a tua mesa no Sibuya e vive a autêntica eXperiência do Udon japonês. Já estás a demorar!