Volver

É seguro comer sushi durante a gravidez?

O sushi é um prato que sempre apetece, por isso não é surpreendente que seja um desejo muito comum entre as mulheres grávidas. Mas será que é seguro comer sushi durante a gravidez? A verdade é que existe muita desinformação sobre o assunto, e muitas futuras mães acabam por abdicar do seu prato favorito devido a todos os mitos que circulam sobre o consumo de sushi durante a gravidez.

Sabemos que toda a precaução é pouca para cuidar da saúde do bebé, por isso neste post vamos esclarecer por que sushi e gravidez não só são uma combinação compatível, mas também benéfica e muito saudável tanto para a mãe como para o filho. Não perca!

Sushi e gravidez, são compatíveis?

Então, sushi e gravidez podem coexistir? A resposta é um claro sim! A principal dúvida sobre este tema diz respeito ao peixe cru, pois o seu consumo pode causar infeções por bactérias e parasitas como a listeria ou o anisakis. Mas nem todos os pratos de sushi contêm peixe cru!
Além disso, a legislação de consumo em Espanha obriga todos os restaurantes a congelar previamente o peixe que será servido cru, o que reduz consideravelmente os riscos associados.

Como regra geral, as grávidas que não tenham tido toxoplasmose não devem consumir peixe cru, nem mesmo se ele tiver sido congelado previamente. As que tiverem tido esta doença, por outro lado, podem fazê-lo sem problemas.

Para consumir sushi durante a gravidez, também é importante ter em mente que todos os ingredientes lácteos devem ser pasteurizados, algo que é bem claro para nós na Sibuya.

Mitos sobre o consumo de sushi durante a gravidez

Os mitos em torno da combinação sushi-gravidez são inúmeros, e todos eles estão muito longe da realidade! Com certeza já ouviu alguns, por isso vamos desmentir os mais comuns para esclarecer tudo:

  • “Sushi é completamente proibido durante a gravidez”. Falso! Sushi é arroz temperado com vinagre e, como tal, não apresenta perigo para as grávidas! O que deve ser evitado durante a gravidez são alguns ingredientes populares nas variedades mais típicas de sushi, como o salmão ou o atum cru. No entanto, nem todos os tipos de peixe apresentam o mesmo nível de risco!
  • “Sushi pode prejudicar o feto devido ao mercúrio presente no peixe”. Alguns peixes podem conter níveis elevados de mercúrio, sim, mas nem todos! Durante a gravidez, pode optar por sushi feito com peixes como o salmão e o atum enlatado, que contêm menos mercúrio.
  • “Comer sushi aumenta o risco de infeções alimentares”. Não é exatamente assim. O que acontece é que o sistema imunológico das mulheres grávidas tende a enfraquecer, tornando-as mais suscetíveis, em geral, a infeções. Por isso, se vai consumir sushi durante a gravidez, certifique-se de escolher restaurantes confiáveis e de qualidade.

Benefícios e riscos do consumo de sushi durante a gravidez

Se algo está claro durante a gravidez, é que manter uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom desenvolvimento do feto.
E, nesse sentido, vale a pena destacar o valor nutricional do sushi, rico em ácidos graxos, vitaminas e minerais. Quer saber todos os benefícios e possíveis riscos de comer sushi durante a gravidez? Fique atenta!

1. Fonte de nutrientes

O sushi contém nutrientes muito importantes, como proteínas, ácidos graxos ômega-3 e vitaminas e minerais essenciais, que são muito benéficos para o desenvolvimento cerebral do bebé.

2. Rico em ácido fólico

Muitos ingredientes usados para fazer sushi, como os vegetais dos rolos, são ricos em ácido fólico, e esta vitamina B é muito útil para o correto desenvolvimento do tubo neural do feto!

3. Fornecedor de energia

O arroz, componente por excelência do sushi, fornece carboidratos ou seja, uma dose considerável de energia. Algo que é muito necessário para as mulheres grávidas!

4. Bactérias e parasitas

E quanto aos riscos? Como mencionado anteriormente, o peixe cru do sushi pode estar exposto a bactérias prejudiciais, como a salmonela ou a listeria, ou conter parasitas como o anisakis.
Daí a importância de congelar o peixe para prevenir qualquer perigo. Além disso, cozinhar o peixe a altas temperaturas, como no caso dos Hot Rolls, também é útil.

5. Contaminação cruzada

Além disso, a manipulação de alimentos durante a preparação do sushi pode levar à contaminação cruzada. Se quiser evitá-la, certifique-se de escolher um restaurante japonês confiável e de alta qualidade, como a Sibuya.

Tipos de sushi seguros para grávidas

Como pode ver, basta que as grávidas excluam do seu menu os ingredientes crus, pouco cozinhados ou mal lavados.
Assim, o sushi mais seguro será sempre aquele feito com opções vegetais e cozidas, ou com peixes de baixo teor de mercúrio. Na emenato do Sibuya, há muitos tipos de sushi seguros para grávidas, por exemplo:

  • Makis. De enguia, abacate, pepino, manga ou ebi maki.
  • Uramakis. California, Terremoto, Underground, Kyoro, Yasai e Solo verde.
  • Nigiris, como os de camarão e enguia.
  • Hot rolls e flamed rolls. Maki volcano, Maki bororo, classic roll, Sibuya roll, Hirosima roll, Soft Shell Roll, Bata furabe... as opções são variadas!
  • Hot fire. Ebi Furai, Gyozas e Gyozas Veggie, Sake Sibuya, Tori Katsu, Yakitori, Ebi Boroboro ou a sopa miso estão entre as alternativas de pratos quentes adequados para grávidas.
  • Baos e noodles.
  • Saladas, como a Sibuya salad ou a Wakame salad.
  • Duos, como o Yasai.

Dicas para comer sushi durante a gravidez

Se chegou até aqui, já deve ter resolvido muitas dúvidas. No entanto, anote estas dicas básicas antes de comer sushi durante a gravidez:

  • Sempre que possível, escolha opções vegetarianas e cozidas.
  • Evite peixes defumados e marinados.
  • Verifique a frescura dos ingredientes.
  • Lembre-se de que os lácteos devem ser pasteurizados.
  • Lave bem as mãos antes de comer sushi.
  • Procure estabelecimentos confiáveis, como a Sibuya.
  • E não hesite em comunicar suas preocupações à equipe do nosso restaurante! Sempre podemos adaptar nossos pratos de acordo com suas necessidades.

Com vontade de sushi durante a gravidez?

Se está grávida e não quer abdicar do seu prato favorito de forma alguma, pode deixar de lado as preocupações e confiar na profissionalidade da Sibuya Urban Sushi Bar.
Em nossos locais, todo o peixe utilizado na confecção do sushi é congelado previamente por mais de 48 horas a -18°C, para garantir a destruição dos anisakis. Além disso, todos os queijos que usamos, assim como os ingredientes lácteos das nossas sobremesas, são pasteurizados. E, como pode ver, têm muitas opções de sushi para grávidas!

Reserve já uma mesa no seu restaurante Sibuya mais próximo e desfrute da Experiência em maiúsculas, junto com o seu futuro bebé. Não vai encontrar um restaurante igual!