Se de todas as sobremesas japonesas que existem só pudesses ficar com uma, qual escolherias? A escolha é difícil, sabemos.
Para nós, um dos primeiros candidatos seria o mochi japonês, não temos dúvidas. E é que adoramos tudo neste doce, até a sua pegajosidade. Em parte, é culpada por não conseguirmos largá-lo. Além disso, como poderíamos largar algo tão viciante? Está uma delícia!
Caso ainda não saibas o que é o mochi japonês (embora duvidemos muito), decidimos contar-te tudo sobre ele neste novo post.
E, se achas que já és um verdadeiro perito nesta original doçaria nipónica, convidamos-te a ler também, para ver se conheces todos os tipos de mochis de que vamos falar!
O que é o mochi japonês e por que está na moda?
Alguns diriam que é uma bola pegajosa e docinha, e não vamos tirar-lhes a razão. Mas se não conseguimos parar de ver o mochi japonês em todo o lado, deve ser por algo, não te parece?
Este capricho da moda deu o salto das ruas do Japão para restaurantes de todo o mundo, e é que tem um quê irresistível. Pode ser a sua textura surpreendente ou talvez o seu recheio, com sabores de todos os tipos.
Se ainda não sabes o que é o mochi japonês, deves saber que se trata de uma espécie de bolo de arroz, feito com uma variedade de arroz glutinoso chamada mochigome. Este é esmagado e bem amassado até obter a textura pegajosa, elástica e suave que caracteriza o mochi. Depois, é moldado em pequenas bolas que são recheadas com diversos ingredientes.
Origem e ingredientes do mochi japonês
Pode parecer uma sobremesa muito moderna, mas o mochi não é, nem de longe, uma invenção recente. Na verdade, há séculos que acompanha os japoneses nas suas celebrações mais importantes.
De facto, o mochi japonês tem as suas raízes em cerimónias religiosas e festivais de Ano Novo, onde era usado como símbolo de boa sorte e prosperidade. Claro que continuamos a gostar da boa sorte, mas agora o que realmente nos interessa é o quão delicioso é.
Como é que os japoneses conseguiram criar algo tão saboroso? Pois bem, para começar, utilizando farinha de arroz glutinoso, como já te contamos. Uma das grandes vantagens deste ingrediente é que não contém glúten, por isso é uma sobremesa adequada para todos os paladares.
E os recheios? Aí está a magia: podes encontrar mochis com anko, gelado, chocolate, frutas, chá verde e até com combinações bastante arrojadas, capazes de fazer salivar qualquer foodie.
Tipos de mochis
Por mais inofensivo que pareça, o mochi japonês pode ser uma armadilha doce: comes um e queres outro, e mais outro… e, antes que te dês conta, caíste nas suas redes.
Além disso, se não gostas de um sabor de mochi em particular, com certeza gostarás de outro, pois há sabores para todos os gostos!
Vamos ver quais são os tipos de mochis mais populares:
Mochi tradicional: Simples mas viciante
É o mais básico de todos, mas não por isso menos delicioso. O mochi tradicional japonês é feito, simplesmente, de massa de arroz, sem qualquer tipo de recheio!
Apesar de não ter recheio, o seu sabor subtil e a sua textura incrível tornam-no irresistível. É, sem dúvida, o mochi na sua forma mais autêntica, uma verdadeira homenagem à tradição japonesa que não precisa de mais para conquistar paladares.
Mochi recheado com anko: O favorito no Japão
Se falarmos do clássico dos clássicos, o mochi recheado com anko é o claro vencedor. Este tipo de mochi é recheado com uma pasta doce de feijão vermelho açucarada, chamada anko, que tem um sabor suave e doce com toques ligeiramente terrosos.
No Japão, é um dos ingredientes mais tradicionais e populares, por isso é perfeito para quem procura uma versão de mochi mais autêntica.
Mochi de gelado: Um toque refrescante para a tua sobremesa
E se há um mochi que revolucionou o mundo das sobremesas… é o mochi de gelado. Sem dúvida, trata-se da versão mais moderna e popular nos restaurantes ocidentais, e porquê?
Talvez seja pelo contraste entre o quente e o frio, ou entre o elástico e o cremoso. De qualquer forma, é uma experiência multissensorial única. Além disso, podes encontrar mochis de gelado numa grande variedade de sabores, por isso é o nosso favorito!
Descobre os melhores mochis japoneses no Sibuya
Falando de mochi de gelado, sabes onde podes provar esta delícia? No ementa Sibuya! Onde mais seria?
De facto, nos nossos restaurantes japoneses damos-te a escolher entre quatro sabores únicos de mochi: flor de cerejeira, baunilha, yuzu e sésamo preto. Que difícil escolher, não achas?
Todos são deliciosos, porque no nosso sushi bar usamos sempre ingredientes da mais alta qualidade. Além disso, estes mochis são o complemento perfeito para todos os nossos pratos de cozinha tradicional japonesa e as infinitas variedades de sushi que te oferecemos.
Ainda estás a pensar? Não esperes mais: reserva uma mesa no Sibuya e dá-te a este capricho doce e pegajoso. Bem mereces!