Volver

Porque é que os japoneses não bebem água durante as refeições?

Talvez já tenhas ouvido o rumor de que os japoneses não bebem água... ou, pelo menos, não durante as refeições. Mas será verdade ou apenas um mito?

É exatamente isso que vamos esclarecer neste novo artigo. E se há algo que no Sibuya dominamos… é o universo do Japão e as suas tradições culinárias! Começamos?

É verdade que os japoneses não bebem água às refeições?

Não, não é verdade que os japoneses não bebam água durante as refeições. É um mito! Embora haja alguma verdade nesse rumor tão espalhado, o certo é que os japoneses não são propriamente fãs de água fria. Quando comem, preferem beber sopa ou chá quente, e também podem optar por água à temperatura ambiente.

A questão é: porquê? Bem, como sabes, os japoneses cuidam muito da sua saúde. Alguns, por exemplo, seguem o princípio do Hara Hachi Bu, que consiste em comer até estarem 80% saciados, e são todos adeptos de qualquer prática que favoreça a digestão.

Quando bebemos água muito fria, esta arrefece o nosso organismo e, consequentemente, pode dificultar a digestão e a absorção de nutrientes. Em contrapartida, as bebidas mornas são benéficas para o sistema digestivo. E os japoneses sabem-no bem!

Além disso, os japoneses estão conscientes de que o ideal é hidratar o corpo entre as refeições, já que fazê-lo durante as mesmas também pode prejudicar a digestão.

Por isso, embora possam beber enquanto comem, se tiverem sede, procuram não o fazer em excesso.

Outros mitos da gastronomia japonesa

Agora já ficaste a saber: essa ideia de que os japoneses não bebem água é uma invenção. E mitos sobre o sushi e sobre a gastronomia japonesa há aos montes… nós sabemos bem!

Aqui deixamos-te uma lista de outros mitos sobre os costumes nipónicos em que não deves acreditar:

  • Os japoneses nunca falam durante as refeições. Existe a ideia de que no Japão se come em absoluto silêncio, mas não é assim. Embora se valorize a calma e o respeito à mesa, conversar de forma tranquila e natural é perfeitamente normal. Claro!
  • Os japoneses só comem sushi. Apesar de adorarem sushi, não é a base da sua alimentação! Há outros pratos que comem com muito mais frequência, como é o caso do caril japonês.
  • Os japoneses não partilham os pratos. Muitos turistas pensam que no Japão cada pessoa deve ter o seu próprio prato. No entanto, partilhar é permitido — e muito comum! Em refeições familiares ou entre amigos, os japoneses costumam colocar vários pratos no centro para que cada um sirva uma pequena porção.
  • Os japoneses usam sempre pauzinhos para comer. Embora seja ótimo saber como usar os pauzinhos, nem sempre é necessário. Ao contrário do que muita gente pensa, os japoneses comem muitos pratos diretamente com as mãos.

As melhores bebidas para acompanhar o sushi

Os japoneses bebem, sim, água durante as refeições — embora, como já te explicámos, não seja de todo a sua bebida preferida.

Então, por que opções costumam optar? Vamos ver:

  • Cervejas japonesas. Adoram cerveja! No Sibuya recomendamos-te provar a Asahi, uma das mais populares no Japão.
  • Vinhos. Sem dúvida, uma das bebidas para sushi mais populares; e os vinhos brancos harmonizam na perfeição com bons rolls.
  • Refrigerantes. Embora não sejam grandes fãs de bebidas frias durante as refeições, quando não há alternativa, os japoneses optam por refrigerantes gaseificados, como o ramune. Na ementa Sibuya podes provar o de morango ou o de melão.
  • Sake japonês. O sake é um clássico acompanhante da gastronomia nipónica. Se ainda não o provaste, fá-lo quanto antes. Vai surpreender-te!

Também queres comer como um verdadeiro japonês, agora que conheces melhor os seus costumes? Reserva a tua mesa no Sibuya e vive a autêntica eXperiência nipónica — sem precisares de apanhar um avião!