Volver

Alerta de spoiler: estes são os 5 cortes de sashimi que tens de provar sim ou sim

Um verdadeiro amante da comida japonesa adora sashimi, não há discussão que valha! O mais característico deste prato tradicional é a sua técnica de corte, considerada por muitos uma autêntica arte.

O que talvez não saibas é que existem vários tipos de cortes de sashimi. Sim, propusemo-nos fazer-te um spoiler antes de vires à Sibuya prová-los, porque queremos que chegues aqui com um pouquinho de fome.

Então, dito e feito! Continua a ler este artigo para conheceres os cortes de sashimi mais valorizados no país nipónico.

O que significa a palavra sashimi?

Antes de mais, há um dado curioso sobre o sashimi que adoramos: a origem desta palavra. Em japonês, “sashi” significa “cortar” e “mi” significa “corpo” ou “carne”. E a filosofia do sashimi vem a representar algo assim como a importância de “saborear um ingrediente por si mesmo”.

Se pensares bem, faz muito sentido, não é? Afinal de contas, o objetivo deste prato é que desfrutemos do sabor intenso do peixe cru ou do marisco que o compõe, sempre cortado em fatias finas e servido com condimentos como molho de soja, wasabi ou gengibre.

Muitos o confundem com o carpaccio porque, tal como este, a sua técnica consiste em cortar finamente o ingrediente principal. Qual é a diferença? O sashimi é um pouco mais grosso e, claro, não provém da Itália, mas sim do Japão. Embora isso último tenhas certamente já claro!

Que peixe é bom para o sashimi?

Para fazer sashimi, os japoneses optam sempre por peixes e mariscos frescos de alta qualidade. Pelo menos, isso é o que fazemos na Sibuya!

Os que se usam habitualmente são:

  • Atum, do qual se utilizam várias partes, como o akami (a parte vermelha) e o toro (a parte gorda da barriga).
  • Salmão, um dos peixes mais populares para o sashimi devido ao seu sabor e à sua textura suave.
  • Peixe-manteiga, também muito versátil.

Tipos de cortes para sashimi

Então, quais são todos esses cortes de sashimi de que prometemos falar-te?

Vamos vê-los:

1. Hira zukuri

A técnica de corte mais popular de todas é também a mais simples, que práticos são estes japoneses!

Hira zukuri é um corte plano e vertical, e o resultado são fatias de peixe retangulares, de cerca de 2 ou 3 centímetros de largura e com uma espessura de aproximadamente 0,5 cm. Usa-se, sobretudo, com o atum e o salmão.

Por sua vez, pode ter variações. É o caso, por exemplo, do Hiki zukuri, que é igual mas dá lugar a fatias um pouco mais grossas.

2. Sogi zukuri

Chamamos sogi zukuri ao corte do sashimi de viés, ou seja, na diagonal, o que resulta em fatias oblíquas.

Este tipo de corte é realizado colocando a faca a uns 45 graus em relação à peça de peixe em si.

3. Usu zukuri

Outro dos cortes de sashimi mais famosos é o usu zukuri, o mais fino de todos!

Tal como no sogi zukuri, as fatias são cortadas de forma oblíqua, mas muito mais finas. Tanto que, na maioria dos casos, a peça de sashimi não ultrapassa nem sequer um milímetro de espessura.

4. Kaku zukuri

De certeza que alguma vez encontraste um prato de sashimi cortado em cubos, chama muito a atenção!

Esta técnica é conhecida como Kaku zukuri, e é realizada cortando o peixe cru em cubos de cerca de um centímetro. É muito habitual usá-la com atum.

5. Ito zukuri

Por último, está o corte do sashimi em tiras, chamado ito zukuri. Uma técnica muito usada, por exemplo, com lula. As tiras de que falamos medem, normalmente, entre 1 e 2 centímetros.

A importância da faca para o sashimi

Não é preciso dizer que a faca tem um papel fundamental para que todos estes cortes de sashimi fiquem espetaculares, certo?

De facto, existe uma faca especial para o sashimi, chamada yanagiba. Esta está desenhada especificamente para fazer cortes longos e precisos no peixe.

Vamos, que conta com uma lâmina afiadíssima, alongada e muito fina que nos permite cortar a carne de maneira uniforme sem chegar a rasgá-la, é estupenda!

Preparado para provar o sashimi da Sibuya?

Estamos seguros de que te deu água na boca ao leres este post, é verdade? Se te apetece provar um prato de sashimi de qualidade, recomendamos fazê-lo num bom restaurante japonês.

Por que não vens ao nosso? No menu da Sibuya há muitas variedades deste prato e também está o ‘Sashimi mix especial’, com o qual poderás degustar até 15 cortes de sashimi diferentes. São deliciosos!

Reserva a tua mesa na Sibuya, não percas a oportunidade de viver a eXperiência culinária do sashimi em todo o seu esplendor!