Algumas peças de sushi bem poderiam ser catalogadas como obras de arte, não achas? É o caso, por exemplo, do temaki sushi, tão bonito como delicioso!
Com forma de cone, é um dos tipos de sushi mais especiais que existem, por isso acreditamos que vale a pena apresentá-lo melhor neste artigo. Pronto para saber absolutamente tudo sobre o temaki? Acompanha-nos!
O que é o temaki sushi?
O temaki sushi é uma peça de sushi em forma de cone feita com alga nori. Esta alga enrola-se e recheia-se com arroz, peixe cru, legumes e todos os ingredientes que quisermos. Na verdade, temaki significa literalmente “enrolado à mão”, sabias?
Tal como acontece com o gunkan sushi, o mais especial do temaki sushi é a sua estética, embora também valha a pena destacar o seu sabor espetacular. É delicioso!
Por acaso, para comer um temaki não precisas de saber como usar os palitos: os japoneses levam-no à boca segurando-o diretamente com as mãos.
Quais são os ingredientes com que se costuma fazer o temaki sushi?
Quanto aos ingredientes do temaki sushi, estes podem ser tão variados quanto tu quiseres. Entre os mais habituais para preparar estas peças, encontramos:
- Alga nori. As folhas cortam-se ao meio ou em terços para que seja mais fácil enrolar.
- Arroz, temperado com o mítico vinagre de arroz para sushi.
- Peixes e mariscos, tanto crus como cozinhados. Salmão, atum, peixe manteiga, enguia, caranguejo, camarão…
- Legumes frescos. Pepino, abacate, cenoura, rebentos de soja…
- Outros recheios populares, como tobiko ou queijo creme.
- Molhos: maionese japonesa, molho de soja… o que mais te apetecer!
Origens do temaki sushi
Um dado curioso sobre o temaki sushi é que existe como tal há relativamente pouco tempo. É uma peça moderna que nasceu no século XX como uma variante caseira do mítico maki.
Como já sabes, o maki tem de ser enrolado e depois cortado em peças; por isso, o temaki surgiu como uma alternativa para poupar tempo, já que apenas se enrola em forma de cone e come-se de imediato. Nem sequer é preciso a esteira de bambu!
A ideia dos japoneses era simplificar o processo e torná-lo mais fácil para os seus encontros familiares, de modo a que cada um pudesse preparar o seu próprio cone com os ingredientes de que mais gostasse. Soa genial, não é?
É por isso que no Japão o temaki sushi costuma estar associado a celebrações em casa, embora já seja uma peça muito difundida em todo o mundo. No fim, entre os anos 80 e 90, quando o sushi se popularizou para além do Japão, o temaki também ganhou fama, sobretudo pela sua apresentação atrativa. Conquistou-nos a todos, como não podia deixar de ser!
Qual é a principal diferença em relação aos outros tipos de sushi?
A principal diferença entre o temaki e outros tipos de sushi é a sua forma de cone e a forma como o comemos.
Enquanto os makis ou os nigiris, por exemplo, são servidos em pequenas peças que apanhamos com pauzinhos, o temaki é um cone maior que se come com a mão. Digamos que é um sushi mais informal, mais concebido como uma refeição para levar e petiscar rapidamente.
És mais fã do sushi tradicional? Não te preocupes, nós também! Por isso, no ementa da Sibuya podes encontrar peças de todos os tipos que te vão deixar sem palavras, independentemente da sua forma e dos seus ingredientes. Todas são especiais porque a Sibuya é outro nível, simples assim.
Ainda não vieste a nenhum dos nossos restaurantes? Já vais tarde! En(rola)-te, reserva a tua mesa na Sibuya e vive uma eXperiência japonesa inesquecível. Esperamos por ti!