O sushi é tão delicioso que, muitas vezes, é difícil controlarmo-nos e comê-lo como gostaríamos. Ou seja, da forma mais demure possível. E é que no final… acabamos sempre por devorá-lo. Contigo também acontece, certo? Não estás sozinho!
Felizmente, antes do sushi há sempre uma entrada para acalmar um pouco a fome. Na verdade, algumas são bastante mindful e demure, como é o caso de qualquer salada japonesa.
Ainda não experimentaste as saladas japonesas? Já vais tarde, mas não te preocupes: neste post vamos contar-te tudo sobre elas para que as conheças um pouco melhor antes de prová-las.
O que faz com que uma salada japonesa seja “very demure”?
Talvez não estejas a entender por que dizemos que uma salada japonesa é uma entrada very demure.
Basicamente, se relacionamos as saladas japonesas com o adjetivo da moda é porque são pratos subtis e elegantes, feitos com ingredientes cuidadosamente selecionados que se podem comer de forma comedida, com toda a delicadeza do mundo. Como deve ser!
Em resumo, existem certas características que fazem com que uma salada japonesa seja considerada demure:
- A simplicidade dos seus ingredientes, que podem ser poucos mas sempre estão selecionados com muito cuidado e brilham por si próprios.
- O seu sabor delicado, bem equilibrado, leve e fresco, que não sobrecarrega o paladar.
- A sua apresentação minimalista e estética, com os ingredientes distribuídos da forma mais “limpa” possível.
- A sua aposta pela natureza e pela sustentabilidade dos ingredientes da época.
- Os seus temperos leves, servidos em pequenas quantidades.
Ingredientes-chave nas saladas japonesas
Como podes imaginar, existem certos ingredientes que costumam estar sempre presentes numa salada japonesa.
Sabes quais são? Vamos descobri-los!
- Folhas verdes. Alface, espinafres e até mizuna: os verdes têm sempre lugar numa Japanese salad.
- Salmão. Seja cru ou fumado, o peixe favorito dos japoneses também não pode faltar. Normalmente, é adicionado em cubos.
- Algas wakame. Também é muito comum adicionar algas numa salada japonesa, já que são doces, leves e muito, mas muito saudáveis. Por exemplo, as propriedades do wakame são muito benéficas para a nossa saúde.
- Pepino. O pepino é um dos ingredientes por excelência destas saladas, mas não qualquer pepino. Concretamente, o japonês, conhecido como kyuri, mais fino e crocante do que o habitual.
- Soja e sésamo. Outros ingredientes muito típicos são os rebentos de soja e as sementes de sésamo tostadas, que dão um toque crunchy
- Edamame. As propriedades do edamame são tão maravilhosas que há muitos que optam por incorporá-lo nas suas saladas japonesas.
- Molhos. Por último mas não menos importante, toda boa salada japonesa vem acompanhada do seu molho correspondente. Isso sim, muito leve e em pequenas quantidades, como já mencionámos. Na medida certa para realçar o restante dos sabores!
Por que escolher uma salada como entrada antes do sushi?
Bem, entre todas as entradas que tens para escolher, por que deverias optar por uma salada japonesa? De certeza que te estás a perguntar!
Bem, ocorrem-nos várias razões:
- Porque ajuda a despertar o apetite sem causar uma sensação de saciedade.
- Porque é extremamente benéfica para a tua saúde, contém nutrientes essenciais e, além disso, é baixa em calorias!
- Porque é muito hidratante, o que te permite substituir a água por qualquer uma das bebidas japonesas mais populares.
- Porque o contraste das verduras com o peixe cru realça ainda mais a experiência do sushi.
Descobre as saladas asiáticas do Sibuya
Convencemos-te, certo? Tens que experimentar uma salada japonesa o quanto antes! E temos boas notícias: no menu do Sibuya tens demure salads para dar e vender.
Podes escolher entre:
- A nossa Sibuya Salad. Com manga e frango assado e temperada com mel e mostarda. O nome diz tudo!
- A Asian Garden, com salmão fumado e abacate como protagonistas principais, e acompanhada de uma vinagrete de caril e mel.
- A Wakame Salad, um dos nossos pratos mais
- A Sunomono, salada por excelência no Japão. É feita de pepino laminado macerado em vinagre, e também leva salmão e manga!
Então… Vais experimentar? Não te faças de rogado! Estamos desejosos de te servir uma boa salada japonesa e, já agora, algumas peças de sushi que vão deixar-te sem palavras.
Reserva mesa no Sibuya, não vá acontecer que fiques sem lugar!