Volver

Bao japonês: A origem do pão bao

No universo gastronómico asiático, o pão bao tornou-se uma verdadeira estrela. Este manjar de origem chinesa foi primeiro adotado no Japão e, pouco a pouco, conquistou muitos lugares ao redor do mundo, incluindo o Ocidente.

Como bons amantes do bao japonês no nosso urban sushi bar, no Sibuya, contamos muitas curiosidades sobre o pão bao neste post e revelamos onde experimentá-lo pela primeira vez!

O que é o pão bao?

Pode ser que ainda não tenhas ouvido falar do pão bao japonês, então vamos contextualizar.

O pão bao é um pão fofinho cozido a vapor, tornando-se especialmente popular pela sua textura suave e versatilidade na cozinha. Em muitos países asiáticos, é consumido diariamente, como entrada, lanche ou aperitivo.

Um dos elementos mais característicos do bao japonês é a sua forma, semelhante a um tipo de bolso. Como acontece com pizzas ou hambúrgueres, este delicioso "bolso" pode ter recheios muito diferentes. É por isso que gostamos tanto dele!

A origem deste fofo pão bao

E onde estão as raízes do popular bao japonês? Como mencionamos no início deste post, embora já faça parte integrante da culinária nipónica, o pão bao tem as suas raízes na antiga China.

Lá, especialmente na região norte, eram feitos pãezinhos cozidos a vapor chamados Mantou. Eles eram feitos simplesmente de farinha de trigo, água e fermento, como o pão branco que comemos toda a vida!

No entanto, havia algo que o tornava muito especial: a sua produção através de uma técnica tradicional de cozedura, responsável pela sua textura fofa.

Com o tempo, este fofo pão viajou pela Rota da Seda e foi integrado nas diferentes cozinhas asiáticas, como a japonesa. E assim chegou às nossas vidas o bao japonês!

Como fazer pão bao: ingredientes-chave

Certamente estás com vontade de encontrar uma receita de pão bao e vestir o avental, certo?

Nesse caso, estás com sorte, porque a sua preparação é muito simples. Além disso, como já mencionamos, os seus principais ingredientes são farinha, água e fermento. A esta base, recomendamos adicionar mais dois para obter a consistência adequada: leite e açúcar.

Mas se há algo mais importante do que os próprios ingredientes do bao japonês, é o tempo que deixamos a massa repousar. Ter paciência e permitir que o fermento faça o seu trabalho é crucial!

Com que são geralmente recheados os baos japoneses

E quanto ao recheio do pão bao? Qual é o mais adequado?

Os baos japoneses são versáteis e podem ter recheios muito variados, desde opções vegetarianas até outras mais substanciais, como carnes ou peixes.

Entre os mais comuns estão:

  • Anko.
  • Carne de porco, frango ou vaca.
  • Vegetais.
  • Frutos do mar.
  • Cogumelos.
  • Tofu.

Variedades do bao na culinária japonesa

Se há algo que caracteriza a gastronomia japonesa é a sua diversidade, por isso podes encontrar diferentes variedades de bao japonês.

Estas vão desde os clássicos Hirata Buns, recheados com porco, até baos cada vez mais modernos, que se fundem com sabores internacionais. O objetivo destes últimos é claro: realçar a riqueza e a criatividade da cozinha japonesa contemporânea.

E é precisamente isso que tentamos fazer na ementa Sibuya, onde temos, por exemplo:

  • Katsu Bao. O recheio deste pão bao de frango panado inclui também cogumelos shiitake em molho teriyaki, molho de caril e mel e coentros.
  • Crab Bao, de caranguejo tempurizado com cebola roxa em conserva, cebolinho, molho chili mayo e teriyaki.
  • Ebi Bao. É um pão bao de camarão tempurizado em panko com pepino em conserva em molho de ceviche e kimchee.
  • Veggie Bao, de legumes em tempura, shiitake e um irresistível molho de soja doce para pão bao.

Onde saborear o melhor bao japonês?

Agora que já sabes um pouco mais sobre o bao japonês e a sua origem, deves estar a perguntar-te algo importante: onde o provar?

Lembra-te que serás sempre bem-vindo no Sibuya, um restaurante onde nos esforçamos por oferecer a melhor experiência gastronómica japonesa possível, e os nossos baos não são exceção!

Se vieres, prometemos que te vais envolver num festim de sabores e texturas a cada dentada. Reserva a tua mesa no Sibuya!