Usados ni más ni menos que desde el siglo XII a.C., os palitos chineses têm evoluído imenso desde então. No entanto, a sua utilidade continua a ser permitir-nos desfrutar de um dos maiores prazeres da vida: a gastronomia asiática.
Mas atenção! Para desfrutar verdadeiramente dela, é preciso saber como segurar corretamente os palitos chineses, algo que para muitos é um verdadeiro desafio. Se é o teu caso, convidamo-te a ler este post, vais tornar-te um verdadeiro especialista!
Comer com palitos, arte ou habilidade?
Os palitos chineses chamam-se assim porque foram inventados na China, claro. Não demoraram muito a tornar-se nos talheres oficiais deste país, por isso, utilizá-los já é uma tradição completa, e deves respeitá-la se viajares para lá!
Além disso, praticamente em todos os restaurantes orientais, a comida é servida em porções pequenas, para nos facilitar o uso dos palitos e poupar-nos alguns aborrecimentos, como ter de cortá-la.
Para saber como segurar os palitos chineses, é preciso habilidade, porque, sem dúvida, é uma verdadeira arte.
Tipos de palitos para comer
Não todos os palitos são iguais. Por exemplo, de acordo com a sua origem, estes utensílios podem ter uma forma ou outra:
- Os palitos chineses ou Kuàizi são longos, grossos, de ponta arredondada e são feitos de madeira ou bambu.
- Os palitos japoneses ou Hashi, menos longos e também de madeira ou bambu, geralmente têm as extremidades pontiagudas e, por vezes, são decorados com desenhos artísticos.
- Os palitos coreanos ou Jeotgarak são curtos, com pontas pequenas e arredondadas e são fabricados tradicionalmente de metal, como o aço inoxidável.
- Os palitos vietnamitas são planos, de tamanho médio e estreitam-se numa das extremidades. Embora sempre tenham sido de madeira, agora também são feitos de plástico.
Como segurar os palitos chineses
Agora que já conheces os tipos de palitos com os quais podes encontrar, vamos ao cerne da questão:
Como segurar os palitos chineses passo a passo?
- Segura o primeiro palito pelo lado mais grosso. Segura-o como se fosse um lápis, colocando-o entre o teu polegar e os dedos indicador e médio. A parte de trás do palito deve descansar na base do polegar, enquanto a parte da frente deve ser controlada pela ponta do dedo indicador.
- Coloca o segundo palito paralelo ao primeiro. Este deve repousar sobre o dedo anelar e ser segurado pela ponta do polegar, que já está a segurar o primeiro palito. O segundo palito deve mover-se livremente e estar alinhado com o primeiro.
- Ajusta a pressão. Usa o polegar para controlar e manter ambos os palitos no lugar. Certifica-te de que os palitos estão ao mesmo nível e que as suas pontas não se cruzam.
- Mexe os palitos. Pratica mexer apenas o palito superior enquanto manténs o palito inferior estável com o dedo anelar e o polegar.
- Experimenta. Tenta apanhar pequenos objetos para praticar a coordenação e a força necessárias nos dedos.
- Apanha comida. Quando te sentires confortável com o movimento dos palitos, tenta apanhar diferentes tipos de alimentos. Recomendamos começar por peças grandes e fáceis de agarrar, como os makis.
Material dos palitos chineses para comer
Por falar nisso, os palitos chineses podem ser feitos de materiais muito diferentes. Os primeiros que foram inventados eram feitos de ramos, imagina!
Hoje em dia, podemos encontrar palitos de:
- Madeira, um material muito durável.
- Bambu, provavelmente os mais populares.
- Metal, como titânio ou aço inoxidável.
- Plástico, também durável e fácil de limpar.
- Prata, a opção mais luxuosa.
Os palitos são usados apenas para comer sushi?
Agora que aprendeste a segurar os palitos chineses corretamente, deves saber que o sushi não é o único alimento com o qual podes usá-los.
Na verdade, são utensílios muito versáteis e são usados para uma ampla variedade de pratos asiáticos. Por exemplo, noodles, gyozas ou a tempura, todos deliciosos e presentes na nossa ementa Sibuya.
Boas práticas para comer com palitos chineses
Até agora, ensinámos-te o que deves fazer. Mas… há algo que nunca deves fazer? Sim, ao usar os palitos chineses, devemos ter claras as suas boas práticas de utilização.
Estes são alguns exemplos do que é proibido na cultura asiática:
Não espetes a comida
Evita usar os palitos como garfos para espetar os alimentos. É de má educação! Além disso, pode danificar a apresentação da comida, algo que é especialmente cuidado nos países orientais.
Não apontes com os palitos
Apontar para alguém ou para algo com os palitos é visto como um gesto grosseiro em muitas culturas asiáticas. É melhor evitar!
Não chupes nem mordas os palitos
Embora possa ser tentador, chupar as extremidades dos palitos também é considerado um ato de má educação. E o mesmo acontece com a ideia de mordê-los!
Não os deixes fora da tigela
Colocar os palitos espetados num prato de comida faz lembrar os rituais funerários de culturas como a japonesa. Também não é bem visto colocá-los em forma de cruz sobre o prato, nem deixá-los dentro da taça de noodles japoneses.
É melhor deixá-los no seu lugar: a tigela onde são sempre servidos e que recebe o nome de hashioki.
Agora já sabes tudo sobre os palitos chineses! Por que não reservas a tua mesa na Sibuya para ires praticando? Estamos à tua espera!