Volver

Dicas para comer sushi

Rico, saudável e versátil, o sushi tornou-se na comida da moda, e esta tendência não entende de idades! De facto, nos restaurantes Sibuya tanto podes encontrar um grupo de adolescentes a desfrutar do seu combo Freestyle como uma família ou um grupo de executivos a pedir uns makis.

Muitos não sabem que, para comer sushi, há certas normas ou técnicas que deveriam conhecer. A cozinha nipónica é toda uma arte, mas é melhor saber como desfrutá-la para viver a experiência completa.

Como acontece com as novas tecnologias, parece que os mais jovens já nascem ensinados. Mas, se não fazes parte deste grupo, certamente irás agradecer imenso os nossos conselhos para comer sushi de forma adequada, certo?

Não te preocupes: preparámos este artigo com os nossos melhores conselhos para que não tenhas de passar vergonha ou deixar à vista o teu lado mais boomer quando fores ao teu restaurante japonês favorito. Anota-os bem!

Palitos em posição! Dominando a técnica

As dúvidas mais frequentes na hora de comer sushi costumam estar relacionadas com os palitos. No nosso artigo sobre como segurar os palitos chineses podes verificar que é muito mais fácil do que parece. Depois de aprenderes a técnica, é só praticar.

Já tentaste mil vezes e não há maneira? Aqui vai um dos conselhos para comer sushi que mais gostamos: come com as mãos! Sim, estás a ler bem. Podes usar as mãos para levar à boca o teu prato favorito, nenhum japonês se vai sentir ofendido por isso. Aliás: no Japão era tradição comer sushi desta maneira, e muitos japoneses continuam a fazê-lo!

A linguagem dos palitos

Atenção! Se és fiel aos palitos, lembra-te que a posição dos palitos no prato pode ter certos significados, como acontece com a linguagem dos talheres no nosso país.

Anota:

  • Entre uma peça e outra, os palitos devem ser colocados no suporte correspondente, chamado hashioki.
  • É proibido passar comida de um prato para outro com os palitos, os japoneses relacionam-no com os seus rituais funerários!
  • Os palitos não podem espetar o sushi. Também não deves usá-los para mexer a comida, apontar ou brincar. E nem pensar em partilhá-los!

Como mergulhar o sushi em molho de soja

Pode ser que também tenhas dúvidas sobre o uso do molho de soja. Por muito apetitoso que pareça, é melhor não mergulhar a peça de sushi por completo no molho e limitar-te a molhá-la subtilmente. Deve adicionar um pouco de sabor, não cobri-lo!

Por falar nisso, o que deves molhar no molho de soja é o peixe, não o arroz, pelo menos se não queres que a peça se desmanche antes de chegar à tua boca!

Bite-sized: De uma só vez

Este é um dos conselhos para comer sushi mais básicos, por isso deves conhecê-lo. O sushi não pode ser mordido, deve ser comido de uma só vez!

Se tentares morder, vai acabar por se desfazer. Se a peça não couber na tua boca, é permitido comê-la em dois bocados, desde que não a coloques no prato novamente. Continua a segurá-la com os palitos e termina-a o mais rapidamente possível!

A ordem de degustação

E em que ordem se deve comer as peças quando pedimos um combo? O recomendável é ir do mais leve ao mais forte, ou seja, começar com o sushi mais leve, como o de vegetais ou peixes brancos. O melhor é deixar para o final os peixes mais gordos para apreciar bem o sabor!

Em caso de dúvida, primeiro sashimi, depois nigiri e por último maki. Nunca falha!

O que beber com o teu prato de sushi

O último conselho que te vamos dar tem a ver com a bebida. Com o que acompanhar o teu prato para o desfrutar ainda mais?

Recomendamos ler o nosso artigo sobre bebidas ideais para comer sushi para descobrir as muitas opções que podes escolher.

Em geral, deves evitar bebidas com um sabor demasiado forte, como refrigerantes de cola. Uma cerveja japonesa, sake ou até um chá verde são três ótimas alternativas.

Conselhos para provar sushi inovador e surpreendente

Agora que já conheces os conselhos para comer sushi e não parecer um boomer, só falta colocá-los em prática. O melhor conselho que podemos dar é que o faças num local de qualidade. Um restaurante onde, além de teres uma ampla variedade de peças de sushi, possas sentir-te relaxado e confortável. Um local tradicional e inovador ao mesmo tempo. Que tal o Sibuya?

Sem dúvida, não nos ocorre um lugar melhor. Reserva a tua mesa no Sibuya e desfruta do sushi como nunca antes!