Volver

Conhece a arte do empanado japonês e deixa de parecer um "apalermado"

¿Alguma vez provaste o panado japonês? Se não tens ideia do que estamos a falar, já está na hora de deixares de estar tão “apalermado” e descobrires esta maravilha, mais uma das tantas da nossa querida gastronomia nipónica!

Como queremos ajudar-te a pôr-te a par, neste post explicamos-te em profundidade tudo o que precisas saber sobre o panado japonês. Acompanha-nos!

O que é o panado japonês e porque é tão especial?

Devemos começar por dizer que o panado japonês não é um panado qualquer. Se o pudéssemos descrever com uma única palavra, seria crocante. Mas isso não quer dizer que deixe de ser leve!

O melhor do panado japonês é que procura - e encontra, claro - o equilíbrio perfeito entre realçar a textura do ingrediente principal e manter uma camada exterior que não é excessivamente densa nem gordurosa.

Consegue isto graças a ingredientes como o panko ou a tempura, sobre os quais falaremos mais adiante. Tudo a seu tempo!

Tipos de panados japoneses

Assim como existem muitos tipos de sushi, podemos encontrar diversos tipos de panados japoneses. Se nos perguntares pelos mais populares, temos de mencionar, sem dúvida, os seguintes:

Tonkatsu: A milanesa japonesa

Em primeiro lugar, está o tonkatsu, já ouviste falar? No Japão é um prato muito conhecido! Este tipo de panado japonês consiste, basicamente, numa costeleta de porco panada, também conhecida como milanesa japonesa.

Prepara-se cobrindo a carne com farinha, mergulhando-a em ovo batido e, finalmente, passando-a por panko. Depois é frita até ficar dourada e crocante, e serve-se com a chamada molho tonkatsu.

Tempura: Leveza e delicadeza em cada dentada

De certeza que já sabes o que é a tempura, mas, para garantir, vamos fazer-te uma breve recapitulação: a tempura é um método japonês de fritura muito utilizado com mariscos e vegetais, e distingue-se dos outros panados principalmente pela sua leveza.

Este tipo de panado japonês é conseguido a partir de uma mistura de farinha, água fria e ovo. Além disso, para evitar o desenvolvimento de glúten, não é batido em excesso, por isso mantém essa textura leve e crocante ao mesmo tempo.

Onde podes encontrar a tempura no nosso sushi bar? Pois, por exemplo, nos irresistíveis Crab bao e Katsu bao. Vais adorar!

Panko: A textura mais crocante

Em terceiro lugar, temos de falar do nosso adorado panko japonês. Embora não seja um panado em si, é um ingrediente essencial na maioria dos pratos panados japoneses. Por exemplo, no tonkatsu, de que já falámos.

Basicamente, o panko são migalhas de pão japonesas, feitas de pão branco sem crosta. A sua textura é muito mais arejada e crocante do que a do pão ralado ocidental e, além disso, absorve menos óleo.

O melhor? Pode ser utilizado em pratos leves, como os nossos Ebi Furai, mas também em outros mais consistentes, como o Sake Sibuya. É fantástico!

Korokke: As croquetes japonesas

Por fim, não podemos esquecer um dos nossos panados japoneses favoritos. Estamos a falar das korokke, a versão japonesa das croquetes.

Este prato consiste numa mistura de puré de batata, coberta com farinha, ovo batido e panko antes de ser frita. O resultado é uma croquete deliciosa, cujo recheio pode variar.

Para torná-lo ainda melhor, as croquetes do nosso restaurante japonês têm uma fatia de salmão chamuscado por cima. Aliás, se as pedires, também poderás provar o molho tonkatsu, assim ficas a matar dois coelhos com uma cajadada só!

Sem dúvida, o Sake Korokke é uma das entradas mais especiais da ementa da Sibuya.

Que ingredientes são usados no panado japonês?

Na maioria dos panados japoneses que mencionámos, usam-se os mesmos ingredientes:

  • Farinha
  • Ovo
  • Panko
  • Água fria

Além disso, para fritar e obter essa textura crocante sem sobrecarregar o prato com gordura, também usamos diferentes óleos de qualidade, como óleo de sésamo ou óleo vegetal.

Experimenta e desfruta do melhor panado japonês na Sibuya

Já te mencionámos vários dos panados japoneses que podes provar na Sibuya, mas há muitos mais. Como de certeza que te abrimos o apetite depois de leres este artigo, recomendamos que venhas e os escolhas tu mesmo. É uma eXperiência que vale a pena!

Reserva a tua mesa na Sibuya e não esperes mais para desfrutar de um panado japonês como deve ser. Mereces!