Volver

O que é panko? Descubra esta farinha de pão japonesa

Os camarões panko são um dos pratos obrigatórios da gastronomia japonesa, embora sejas um bom amante de sushi, tenho a certeza que não estou a contar nada de novo, certo? Já os provaste mil vezes! Porque é isso que acontece com qualquer crocante de panko: é tão bom que, uma vez que o descobres, não consegues parar de o pedir!

Na Sibuya gostamos tanto que vamos contar-te neste post uma série de curiosidades sobre o panko japonês. Fica por aqui para descobri-las todas!

O que é o panko japonês?

O significado de "panko" em japonês é "miolo de pão". Faz sentido, certo? Afinal, o panko japonês é exatamente isso: um conjunto de migalhas de pão secas que depois se transformam numa espécie de flocos. Na cozinha oriental, estes flocos são o substituto perfeito do famoso pão ralado ocidental. Por isso, dizemos que o panko é o pão ralado japonês!

Assim, o panko é feito de três ingredientes principais: farinha de trigo, fermento e sal. E para que o usam os japoneses? Bem, tal como o pão ralado, serve para panar, mas também para gratinar alguns pratos ou simplesmente para dar um toque crocante às refeições. Além disso, é muito mais leve!

Origem deste ingrediente da cozinha japonesa

De certeza que estás a fazer a pergunta de um milhão de dólares: Quando é que os japoneses começaram a usar o panko?

A verdade é que tem as suas raízes na influência da cultura culinária ocidental no país nipónico. Sim, no Japão começou-se a panar com panko graças à influência da panificação e da cozinha europeia na era Meiji (1868-1912).

Nessa altura, o Japão abriu as suas portas ao mundo exterior e começou a adotar numerosos costumes e tecnologias ocidentais, incluindo a produção de pão.

Qual é a diferença entre o panko e o pão ralado?

Se dizemos que o panko é o substituto perfeito do pão ralado é devido à sua enorme semelhança, mas também apresentam algumas diferenças em:

  • Aspeto. Visualmente, o panko é de uma cor mais branca. São flocos grandes que, além disso, podem ser desfeitos com mais facilidade.
  • Textura. Ao contrário do pão ralado, o panko japonês tem uma textura mais leve e, uma vez cozinhado, dá resultados muito mais crocantes.
  • Produção. Enquanto o pão ralado comum é produzido triturando pão seco, o panko é fabricado através de um processo de cozedura especial. Em vez de triturar, o pão é cozido a vapor primeiro e depois é assado.
  • Óleo. O nosso adorado panko, além disso, absorve menos óleo durante a fritura do que o pão ralado.
  • Usos culinários. Ambos são maravilhosos para panar qualquer comida. Mas, como já te comentámos, o panko é um dos ingredientes mais utilizados na cozinha japonesa, onde é usado em fritos de todo o tipo.

Como se utiliza o panko nos pratos japoneses

Os exemplos que podemos dar-te de pratos japoneses com panko são muito variados:

  • Carnes, peixes, mariscos ou legumes panados. O tonkatsu, por exemplo, um bife de porco frito, é um dos pratos mais populares do Japão, juntamente com as tiras de frango panko.
  • Tempura. Alguns chefs também adicionam panko à tempura para obter uma textura mais crocante. Aliás, é o que fazemos na Sibuya!
  • Croquetes japoneses.
  • Recheios de sushi fritos.

Existe panko sem glúten?

Se és celíaco, esta informação é para ti: existe panko sem glúten. Embora o panko tradicional seja feito com migalhas de pão, também podem ser feitas variedades sem glúten com ingredientes alternativos, como farinha de arroz, de milho ou de amêndoa.

Os panados japoneses mais crocantes na Sibuya

Não podemos terminar este post sem te contar que a ementa do Sibuya está repleta de crocante de panko. Ouve lá! Vais encontrá-lo em:

  • Quase todos os nossos Hot rolls.
  • Carnal, uma das nossas novidades mais suculentas. Abacate e espargos empanados em panko com cogumelos shiitake em conserva cobertos com sashimi de boi tostado. A descrição diz tudo, não achas?
  • Ebi Furai, Ebi Bao, Underground, Rock and Roll, Acevichado e Sibuya Flamed. Seis versões de camarão panko totalmente diferentes, mas igualmente deliciosas.
  • Sake Sibuya. O teu rolo favorito que, para além de abacate, leva queijo creme empanado em panko.
  • Honest Greens, a novidade mais veggie com toques mexicanos incluídos.

Estás com fome depois de ler este art

igo, certo? Faz já a tua reserva na Sibuya!