Volver

Molho ponzu japonês: O que é e como se utiliza?

¿És fã de molhos em todas as suas versões? Nesse caso, é possível que já conheças a protagonista deste novo artigo: a salsa ponzu. Um must da cozinha japonesa, ¡hay que admitirlo!

Se é uma das salsas japonesas mais populares, deve-se seguramente ao seu sabor, cítrico, doce e salgado ao mesmo tempo. É versátil e, além disso, muito fresquinha.

Queres saber mais sobre os ingredientes da salsa ponzu ou os pratos a que pode acompanhar? ¡Pues continua lendo!

¿Qué é a salsa ponzu?

Por se ainda não a conheces, vamos começar explicando-te o que é a salsa ponzu. Como já te adiantamos, trata-se de um condimento que se usa muitíssimo no Japão. E de muitas maneiras: como aderezo em saladas, marinada para peixe ou carne e até como complemento do sashimi.

A origem e os seus ingredientes

A sua base costuma ser sempre o sumo de yuzu, um cítrico japonês muito especial, embora possa ser substituído pelo limão, a laranja ou o toranja. A este adicionam-se mais três ingredientes:

  • Molho de soja, que aporta sabor umami à mistura.
  • Vinagre, que acrescenta acidez e ajuda a equilibrar os sabores.
  • Mirin, para lhe dar o toque doce.

De qualquer forma, há mil variações, e em cada região o preparam de forma diferente. Às vezes, por exemplo, substitui-se o mirin por sake com açúcar. E outras vezes também se adiciona gengibre, ¡ou wasabi!

E onde tem as suas raízes a salsa ponzu japonesa? Pois a sua origem remonta ao período Edo (1603-1868). Há várias teorias sobre como foi criada a salsa ponzu, mas em geral, diz-se que foi inventada como uma variante local do molho de soja chinês.

Diferença entre molho de soja e salsa ponzu

Agora que já sabes o que leva a salsa ponzu, não é preciso que te lembremos que é diferente do molho de soja. Embora seja certo que muitas vezes as pessoas tendem a confundi-los.

Enquanto o molho de soja é composto principalmente por soja e trigo fermentado, sal e água; a salsa ponzu utiliza molho de soja como base além de cítricos, vinagre e mirin.

O resultado? O primeiro é muito salgado, enquanto o sabor da salsa ponzu combina toques salgados, doces, ácidos e umami. Isso sim, os dois gostamos muito e são fundamentais nos nossos restaurantes, ¡como não ser!

A importância deste molho na culinária asiática

Por que é tão importante o papel da salsa ponzu na culinária asiática? Provavelmente pela sua enorme versatilidade. É capaz de realçar uma ampla variedade de pratos, desde sashimi até saladas ou carnes grelhadas.

Além disso, a fusão de ingredientes tradicionais e contemporâneos desta salsa japonesa é um claro reflexo de como foi evoluindo a culinária asiática ao longo do tempo.

O sabor da salsa ponzu

Já te falamos antes do sabor da salsa ponzu, mas é que vale a pena parar outra vez para elogiá-lo. Sem dúvida, é um sabor com características muito distintivas:

  • Salinidade e umami. O molho de soja dá-lhe um toque salgado e umami, essencial em todos os molhos japoneses.
  • Acidez refrescante. Os cítricos, como o yuzu ou o limão, são os culpados da sua acidez refrescante, que equilibra o sabor salgado dando-lhe um toque novo e fresco.
  • Toque doce e avinagrado. A presença de vinagre e mir

    in contribui com um ligeiro doçura e um toque avinagrado que complementam os outros sabores.

  • Notas aromáticas. Além disso, os cítricos adicionam notas aromáticas que elevam o conjunto ainda mais, se é que é possível.

Que pratos japoneses podemos acompanhar com este molho?

Se dedicamos este post à salsa ponzu é porque a temos muito presente na ementa Sibuya, por isso se vieres a qualquer dos nossos locais poderás degustá-la. De facto, poderás provar uma versão diferente, ¡o molho yuzu!

É basicamente o mesmo, mas nós misturamo-lo com wasabi e servimo-lo com as deliciosas gyozas para que te saibam ainda melhor. E, se quiseres saber que outros pratos japoneses acompanhamos com este molho, ¡anima-te e vem já descobrir!

Reserva a tua mesa em Sibuya e nós encarregar-nos-emos de que te apaixones pela salsa ponzu em qualquer dos nossos restaurantes.