¿Sabias que os edamames já eram o aperitivo oficial do Sibuya muito antes de se tornarem moda? É verdade e, como não podia deixar de ser, os primeiros a descobri-los foram os japoneses, quem mais! Daí que o edamame nunca falte no menu de qualquer restaurante de comida nipónica.
Estamos a falar de um superalimento e é que as propriedades dos edamames são intermináveis. Juntamente com o seu sabor, foram os principais motivos para que este alimento se tenha tornado tão popular em tão pouco tempo.
O que são os edamames e de onde vêm?
Para muitos, a palavra ainda soa a chinês, então vamos explicar-te primeiro o que são exatamente os edamames. É simples: trata-se de vagens de soja imaturas, pois são colhidas antes que as sementes endureçam.
A tradução literal do termo edamame é “feijão de ramo”, o que reflete que estas vagens são colhidas diretamente da planta de soja.
O habitual é cozinhar o edamame fervido ou ao vapor e adicionar um pouco de sal. É um aperitivo tradicional da cultura japonesa, embora também seja popular na China, Coreia e outras regiões da Ásia.
E de onde veio? Do Japão, já te dissemos isso. A primeira referência a este superalimento remonta ao século XIII, quando o monge budista Nichiren falou sobre ele numa das suas correspondências. O seu sabor único e as suas enormes propriedades nutricionais chamaram tanto a atenção dos japoneses que não demoraram muito para começar a incorporar o edamame na sua dieta diária.
Quanto ao boom do edamame nos Estados Unidos, começou a ocorrer por volta dos anos 80, quase ao mesmo tempo que a origem do uramaki!
Benefícios dos edamames para a saúde
Assim como os benefícios do sushi para a saúde são infinitos, com os edamames acontece algo semelhante.
Estamos a falar de uma leguminosa rica em proteínas vegetais, por isso as propriedades do edamame são tão benéficas. Fornece nutrientes essenciais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas, além de ser baixo em calorias e livre de açúcares adicionados, gorduras saturadas, glúten e colesterol. Se a isso somarmos o seu alto teor de fibra, parece que estamos diante de um alimento bastante completo, não é?
Certamente, é um aperitivo excelente se queres ter uma dieta equilibrada e comer algo saudável, saciante e delicioso.
Queres saber um pouco mais sobre os seus benefícios? Explicamo-los em detalhe:
Edamame e a saúde cardiovascular
O edamame é um aliado excelente para manter o teu coração saudável. Por um lado, ao conter proteínas de origem vegetal e fibra, ajuda-nos a reduzir o colesterol LDL -o mau-, assim como a regular a pressão arterial.
Além disso, o seu baixo teor de gorduras saturadas e o seu aporte de ácidos gordos ómega-3 contribuem para melhorar a tua saúde cardiovascular em geral.
Queres reduzir o risco de sofrer doenças cardíacas? Então consumir edamame regularmente é uma ideia maravilhosa!
Com poder antioxidante e anticancerígeno
Outro enorme benefício dos edamames é que estão carregados de antioxidantes, cruciais para combater o stress oxidativo no corpo. Os antioxidantes previnem o dano celular causado pelos radicais livres, diminuindo assim o risco de doenças crónicas e o envelhecimento prematuro. Também ajudam a manter a densidade óssea e evitar a osteoporose.
Além disso, os edamames contêm isoflavonas, como a genisteína, cujas propriedades são anticancerígenas. São especialmente bons para prevenir o cancro da mama e da próstata!
Ricos em fibra
Como já deves saber, a fibra é essencial para manter a regularidade intestinal e ter uma boa digestão. Também contribui para uma maior sensação de saciedade, o que pode ser muito útil para quem procura controlar o peso. E aqui vem o melhor: o edamame contém muita, muita fibra!
Não te esqueças também de que um consumo adequado de fibra está relacionado com um menor risco de desenvolver doenças crónicas, como a diabetes tipo 2 e outras patologias cardiovasculares. Com o edamame tudo são vantagens!
Benefícios para a pele e o cabelo
Por sinal, este superalimento não só nos cuida por dentro, mas também por fora. As suas vitaminas e minerais são excelentes para a saúde da nossa pele e do nosso cabelo:
- A vitamina C que contém é vital para a produção de colagénio, uma proteína que mantém a pele firme e elástica.
- A vitamina E, por sua vez, atua como um potente antioxidante que protege a pele dos danos solares e do envelhecimento prematuro.
- O zinco e o cobre ajudam a manter o cabelo forte e saudável, prevenindo a sua queda e favorecendo o seu crescimento.
Experimenta os edamames pela primeira vez no Sibuya, e faz isso de graça!
Se és amante deste aperitivo mas ainda não conhecias as múltiplas propriedades do edamame, certamente adoraste descobri-las. Se, pelo contrário, ainda não tiveste a oportunidade de provar o superalimento da moda, não entendemos o que estás à espera, sinceramente. No Sibuya podes prová-lo gratuitamente!
Sim, como ouves. Nos nossos restaurantes temos um lema: a eXperiência nipónica não é a mesma se não houver edamames pelo meio. Por isso, enquanto os nossos clientes estão a debater sobre qual prato pedir, servimos este delicioso aperitivo para que o possam degustar. A todos, sem exceção. Sobra dizer que é por conta da casa!
O que estás à espera? Reserva já a tua mesa no Sibuya e aproveita todas as propriedades dos edamames num restaurante japonês de qualidade!