Volver

Que o sushi quente não te dê cringe

Achas que o sushi só se come frio? Nada mais longe da realidade! É apenas mais um dos muitos e muitos mitos sobre o sushi que já te terão contado. O sushi quente existe, e no Sibuya sabemos isso muito bem.

E não, claro que não dá cringe. Mesmo que estejas habituado à textura e ao sabor do sushi fresquinho e não te apeteça sair da tua zona de conforto, temos a certeza de que o sushi quente pode surpreender-te pela positiva.

Neste novo post contamos-te tudo o que precisas de saber sobre o sushi quente e, o mais importante: revelamos-te onde podes provar o melhor!

O que é o sushi quente

Quando falamos de sushi quente referimo-nos aos rolls de sushi tradicionais que são panados com panko japonês e depois fritos em óleo, resultando em peças crocantes e douradas por fora e super macias por dentro. No Sibuya gostamos de lhes chamar hot rolls.

Claro que são servidos quentes e têm uma textura ideal para mergulhar em diferentes molhos para sushi. Quanto aos recheios, costumam ser os mesmos de um maki tradicional: peixe, cebola, abacate, gambas, cogumelos, queijo creme…

Se não te sentes confortável com peixe cru ou se, no geral, preferes comer comida quente (sobretudo em pleno inverno), o sushi quente é a tua melhor escolha.

Tipos de sushi quente mais comuns

Uma das grandes vantagens da cozinha japonesa é a sua enorme variedade. Por isso, os tipos de sushi quente que podes encontrar são infinitos.

Ainda assim, entre os hot rolls mais habituais destacam-se:

Sushi tempura

O sushi tempura caracteriza-se por o roll estar envolvido em tempura e frito, o que lhe confere aquela textura crocante por fora e suave por dentro. Costuma levar recheios como salmão, queijo creme ou legumes.

Embora no Sibuya costumemos panar os makis quentes em panko, optamos pela tempura no caso dos uramakis quentes, como os Sibuya Rolls, Classic Rolls e Hiroshima Rolls. Tens mesmo de os provar!

Roll flamejado

Outra opção de sushi quente super popular são os rolls flamejados ou flamed rolls, um verdadeiro sucesso da carta Sibuya!

Destacam-se pela sua cobertura flamejada, que conseguimos ao aplicar calor com um maçarico. Algo que, aliás, fazemos ao vivo, para que possas viver a experiência em primeira pessoa.

Com o fogo, o peixe cozinha ligeiramente e o seu sabor intensifica-se. O resultado é simplesmente espetacular!

Nigiri quente

Ao contrário do nigiri clássico, esta versão inclui peixe ou marisco ligeiramente cozinhados (na chapa ou flamejados) colocados sobre o arroz. É perfeito para quem prefere sushi com um toque quente sem perder a sua essência tradicional.

O sushi quente é “menos autêntico”?

É verdade que o sushi quente não corresponde à tradição japonesa mais clássica, mas isso não o torna menos autêntico. Pelo contrário: é uma reinterpretação moderna que nasce do diálogo entre culturas.

E se há algo que define a gastronomia nipónica, além do respeito pelo produto, é a sua capacidade de inovação, não achas?

Ou seja, o sushi quente não pretende substituir o frio: complementa-o e mostra que a cozinha japonesa continua viva, criativa e em constante movimento. Claro que sim!

Sushi quente se não gostas de peixe cru

Não te agrada a ideia de comer peixe cru? Então o sushi quente pode ser uma excelente alternativa para ti. No final de contas, ao panar e fritar os rolls, o peixe que contêm deixa de estar 100% cru ou, pelo menos, o seu sabor e textura tornam-se mais suaves, já que fica ligeiramente atemperado.

E se ainda não estiveres totalmente convencido, não te preocupes: muitos dos hot rolls que servimos no Sibuya nem sequer levam peixe. É o caso, por exemplo, dos nossos Maki Volcano ou dos Maki Xo. Ambos são rolls quentes de sushi sem peixe e são de comer e chorar por mais!

Ficaste com fome depois de ler tudo isto? Nesse caso, não esperes mais. Reserva a tua mesa no Sibuya e desfruta já da eXperiência do sushi quente. Prometemos que vai valer a pena!