Volver

Takoyakis de polvo, a iguaria nipónica que transforma o ‘meh’ em ‘wow’

Só de ouvir o seu nome já nos transporta para o Japão num piscar de olhos. Consegues pensar num termo mais japonês do que “takoyaki”? Nós não! Mas o melhor do takoyaki de polvo é o seu sabor espetacular, pelo qual apanharíamos um avião direto para Osaka sem hesitar duas vezes.

Neste artigo, contamos-te todos os detalhes sobre as famosíssimas bolinhas japonesas: qual é a sua origem, como se comem e, o mais importante, onde podes provar os melhores takoyakis de polvo sem teres de ir muito longe. Vamos começar?

O que é o takoyaki de polvo?

A primeira pergunta que podes ter feito ao ouvir o nome é esta: “O que é o takoyaki de polvo?”.

Pois bem, chamamos takoyaki às clássicas bolinhas fritas de polvo de origem japonesa. São uma espécie de sonhos, pois têm uma forma esférica e a sua massa é feita com farinha de trigo, mas também leva ovo e caldo dashi. O recheio é composto principalmente por pedaços de polvo cozido.

Porque se chama assim? Porque, em japonês, "tako" significa “polvo”, enquanto "yaki" significa “frito”.

Mas o mais curioso deste prato é a sua preparação, que, claro, tem a sua magia. Para conseguir a sua característica forma redonda, os japoneses cozinham os takoyakis rodando-os rapidamente numa chapa especial com cavidades semiesféricas e com a ajuda de pauzinhos.

O resultado? Uns deliciosos croquetes japoneses de polvo, crocantes por fora e macios por dentro. Sem dúvida, o takoyaki de polvo é uma magnífica representação do popular sabor umami tão presente na gastronomia nipónica.

A origem dos sonhos de polvo japoneses

Mas afinal, qual é a origem do takoyaki? Quem teve a ideia genial de criar esta receita?

A resposta é Tomekichi Endo, um vendedor ambulante de Osaka, a região japonesa onde este prato nasceu. Para criá-lo, inspirou-se num outro prato japonês chamado Akashiyaki, que era uma espécie de bolinha de massa mais fofa, também feita com farinha e ovo e recheada com polvo, mas que se mergulhava em caldo dashi antes de ser comida.

Por volta de 1930, este vendedor japonês decidiu modificar a receita, adicionando mais farinha de trigo e menos ovo, e cozinhando-a numa chapa com pequenas cavidades para obter esferas perfeitas.

Os seus inovadores takoyakis de polvo rapidamente conquistaram os mercados de comida de rua em Osaka e, a partir da segunda metade do século XX, espalharam-se por todo o Japão, tornando-se numa comida típica em feiras e festivais.

Com o tempo, a gastronomia japonesa viajou e expandiu-se por todo o mundo. Que o diga a Europa (e todos os continentes), que se rendeu ao sushi e a outros pratos de origem nipónica, como estas deliciosas bolinhas japonesas.

Embora os takoyakis de polvo sejam os nossos favoritos, hoje existem muitas variações, onde, por exemplo, o polvo é substituído por queijo ou kimchi, e até há versões doces!

Osaka continua a ser a capital do takoyaki, e, embora este prato tenha nascido como comida de rua, hoje muitas famílias japonesas divertem-se a prepará-lo em casa. Ou seja, também é uma comida caseira bastante popular!

O que levam por cima os takoyakis?

O recheio de polvo é irresistível, mas há algo que torna os takoyakis ainda mais especiais: os toppings que lhes dão o seu sabor característico.

Os mais comuns são:

  • Molho takoyaki, espesso e agridoce.
  • Maionese japonesa.
  • Katsuobushi, flocos de bonito seco e fumado que se movem com o calor do takoyaki, parecendo que dançam no prato.
  • Aonori, alga em pó.
  • Cebolinho picado.

Claro que há diferentes versões de takoyakis. Por exemplo, as bolinhas de polvo do ementa do Sibuya são servidas com molho soba, maionese japonesa, sésamo, cebolinho e katsuobushi. Uma combinação espetacular que nunca desilude!

Como se comem os takoyakis de polvo?

Tal como há certos dicas para comer sushi, também há alguns conselhos que te podem ser úteis se vais provar takoyaki de polvo pela primeira vez:

  • Tem cuidado, está quente. Quando é servido, o recheio do takoyaki costuma estar a ferver, por isso, sopra um pouco e espera antes de comê-lo.
  • Come-o de uma só vez. Estas bolinhas de polvo comem-se como os rolls de sushi, de uma só vez!
  • Usa os pauzinhos. Já que vais viver a eXperiência japonesa, faz isso da melhor maneira. Lê as nossas dicas sobre como segurar os palitos chineses, vais ver como é fácil!
  • Acompanha com bebidas japonesas. No Japão, é comum acompanhar os takoyakis de polvo com chá verde ou cervejas japonesas. Experimenta!

Vem provar os verdadeiros takoyakis japoneses

Depois de leres isto, de certeza que tens um vazio no estômago que só pode ser preenchido com uns bons takoyakis de polvo, estamos errados?

A boa notícia é que não precisas de apanhar um avião para provar estas bolinhas japonesas e deliciar-te com o seu sabor, porque podes fazê-lo em qualquer um dos nossos restaurantes Sibuya.

É um dos nossos pratos mais deliciosos, para quê mentir? Mas além disso, temos muitas outras receitas japonesas, todas elas uma fusão de tradição e inovação que te vai deixar sem palavras.

Não hesites, reserva a tua mesa na Sibuya e vive uma eXperiência com takoyaki de polvo que te fará passar do ‘meh’ ao ‘WOW’ num piscar de olhos.