Volver

O que é uramaki e qual é a sua origem?

Alguns chamam-lhes os "makis ao contrário", mas o seu verdadeiro nome é muito mais exótico. Estamos a falar dos uramakis, mais uma das muitas joias culinárias da cozinha japonesa. Esta designação faz sentido, porque "ura" significa "ao contrário" em japonês!

Sem dúvida, é um dos tipos de sushi mais apreciados na ementa Sibuya. Mas qual é a origem do uramaki? Como difere do maki tradicional que todos já provámos alguma vez?

Neste artigo, respondemos a todas as tuas dúvidas sobre este delicioso petisco. Vamos a isso!

O que é o uramaki?

Talvez tenhas chegado até aqui sem ter a certeza do que é o sushi uramaki. Se for esse o caso, não te preocupes!

Também conhecido como uramaki roll ou rolo invertido, é uma peça inovadora de sushi onde a alga nori envolve os ingredientes por dentro, enquanto o arroz de sushi é colocado por fora, geralmente acompanhado de sementes de sésamo.

Para além de proporcionar uma textura muito interessante ao paladar, esta inversão na apresentação também nos permite brincar com a criatividade e os sabores.

As variedades mais populares? Provavelmente, uramaki de salmão ou atum, uramaki de abacate e uramaki de frango. Deliciosos!

Origem do uramaki e breve história

Agora que já sabes o que é o uramaki, vamos focar-nos um pouco na sua origem. Porque a sua história é, como não poderia deixar de ser, o resultado de uma fusão cultural.

O primeiro facto que provavelmente não esperas é que não nasceu no Japão, mas sim nos Estados Unidos. Sim, no meio do século XX, alguns chefs japoneses estabelecidos na América começaram a experimentar com sushi. Fizeram-no num restaurante de cozinha fusão em Los Angeles chamado Little Tokyo. Foram eles os criadores do uramaki, por isso a esta peça também é chamado California roll!

Como surgiu? Ao perceberem que muitos clientes não estavam muito familiarizados com o sushi envolvido em alga nori, procuraram uma forma de os satisfazer. E como diz o ditado: "olhos que não veem...".

Como a alga deixou de ser tão visível, até os mais relutantes decidiram experimentar este novo tipo de sushi. O uramaki foi bem recebido. Como resultado, os chefs começaram a usar mais peixes, mariscos e diferentes ingredientes na sua elaboração.

Pouco a pouco, foi sendo incorporado nos menus de restaurantes de comida japonesa em todo o mundo... e assim o uramaki roll chegou para ficar!

Características do uramaki

Para que possas distinguir bem, vamos resumir as características distintivas do uramaki:

  • Se há algo que distingue o sushi uramaki é a sua apresentação invertida, com o arroz por fora e a alga nori por dentro. Podemos dizer que é uma peça visualmente atraente. Ou seja, tem muito bom aspecto!
  • O seu tamanho, maior do que o do maki, é ideal, pois permite-nos desfrutar mais dos seus recheios ousados.
  • A sua textura é única e crocante, graças ao uso de sementes de sésamo e, por vezes, de tempura como cobertura externa.
  • A originalidade e versatilidade do uramaki permite-nos incorporar uma grande variedade de recheios. Desde o tradicional peixe cru até opções mais típicas do Ocidente, como o frango teriyaki ou o abacate.

Diferenças entre o uramaki e o maki tradicional

Provavelmente a pergunta mais frequente quando se fala de uramaki é esta: qual é a diferença entre uramaki e maki?

Embora já tenhamos discutido ao longo deste artigo, a diferença principal é que, enquanto o maki tradicional apresenta a alga nori no exterior com o arroz e os ingredientes no seu núcleo, o uramaki inverte esta ordem.

Mas esta diferença não é apenas uma questão estética: afeta também a nossa experiência sensorial ao comê-lo! Na verdade, a complexidade dos sabores do uramaki é muito maior.

Porquê? Porque podemos adicionar uma infinidade de toppings ao arroz exterior, como sementes de sésamo tostadas, tobiko ou até mesmo o nosso adorado sashimi.

Como e onde desfrutar do uramaki?

Agora que sabes tudo sobre o uramaki, só te resta desfrutá-lo. Onde? Se o vais provar, fazê-o bem. Vai a um restaurante japonês que te ofereça qualidade, tradição e inovação ao mesmo tempo, como o Sibuya.

Aqui preparamos uma grande variedade de uramaki sushi, uma variedade real! Desde o Sexy Curry, de frango panado e triguero tempurizado, até ao Rock and Roll, de camarão com panko e coberto de atum marinado. Passando, por exemplo, pelo Hanami ou Yasai, de salmão fumado e manga com cenoura em conserva, respectivamente.

Soa bem, não soa? Reserva a tua mesa no Sibuya e não esperes mais para viver a experiência do uramaki. Estamos à tua espera!