Volver

Algas japonesas: ingredientes TOP da gastronomia nipónica

Podem ser as protagonistas por excelência de uma salada, as acompanhantes perfeitas de uma sopa de miso ou o invólucro ideal para os makis. As algas japonesas servem para tudo! Por isso estão, sem dúvida alguma, entre os ingredientes mais top da gastronomia nipónica.

Na verdade, sabias que só no Japão existem mais de 1.500 tipos de algas? Afinal, a costa do país nipónico é uma das mais extensas do mundo…

Embora classificar todas essas algas japonesas seja dificílimo, neste post vamos concentrar-nos apenas nas comestíveis. Concretamente, nas mais populares. Contamos-te quais deves conhecer, sem falta!

Tipos de algas na gastronomia japonesa

Como já dissemos, existem muitos tipos diferentes de algas japonesas. Mas todas as que se utilizam na cozinha nipónica têm algo em comum: são muito benéficas para a saúde.

  • São muito nutritivas. Ricas em vitaminas, minerais e proteínas vegetais.
  • São pobres em calorias. Resultam em pratos saborosos e cheios de nutrientes, mas muito leves.
  • Contêm antioxidantes. Protegem as nossas células dos danos oxidativos e favorecem um envelhecimento mais saudável.
  • Previnem doenças. Ajuda a reduzir a tensão arterial, a melhorar a saúde cardiovascular e a fortalecer o sistema imunitário.

Isto explica por que motivo as algas são tão populares no país nipónico e também porque fazem parte indispensável da nossa ementa Sibuya. Adoramo-las!

Agora sim, vamos ver quais são as algas japonesas mais populares:

Alga Nori

Em primeiro lugar, devemos mencionar a alga nori. É a que habitualmente se usa para enrolar os makis e os diferentes rolls de sushi, mas também pode fazer parte de sopas ou aperitivos.

A alga nori provém, na verdade, de diferentes variedades de algas vermelhas do género Porphyra. Estas são processadas, temperadas e secas até que a sua cor se torne verde-escura. Quanto à forma, transformam-se em lâminas finas que depois se vendem em embalagens.

Vale a pena destacar também os enormes benefícios de consumir alga nori. É fonte de vitaminas A, B e C, proteínas, fibra, cálcio, ferro, magnésio e iodo, entre outros nutrientes. Ajuda-nos a melhorar a saúde cardiovascular, digestiva e geral. Não é por acaso que gostamos tanto desta alga!

Alga Wakame

Outra das protagonistas incontornáveis da comida japonesa é a alga wakame. As propriedades da alga wakame são dignas de destaque: está repleta de antioxidantes, vitaminas (grupo B) e minerais (magnésio, potássio, sódio, cálcio, ferro, iodo…).

E o melhor: contém gorduras ómega-3. Por tudo isto e muito mais, é altamente recomendável incluir esta alga na tua dieta semanal.

No Sibuya, aconselhamos-te a experimentá-la numa salada simples. A que oferecemos nos nossos restaurantes, por exemplo, leva apenas sésamo, tobiko e especiarias, além da alga wakame. Mas é saciante, leve e absolutamente deliciosa. É uma das nossas saladas japonesas favoritas!

Alga Kombu

Entre as algas japonesas mais conhecidas encontra-se também a alga Kombu, fundamental para preparar caldo dashi.

Se há algo que a caracteriza é o seu sabor umami, tão intenso quanto espetacular! Destaca-se ainda o seu alto teor de minerais, como magnésio e cálcio, e além disso é bastante saciante.

Diz-se que é a alga mais consumida em todo o mundo — por isso o seu berço não podia ser outro senão o país nipónico!

Agar-agar

Já ouviste falar do agar-agar? É muito útil para preparar sobremesas! Tal como a gelatina tradicional, serve para gelificar líquidos; mas, ao contrário desta, o agar-agar é vegan. Por isso, é o substituto ideal!

Além disso, esta alga tem propriedades anti-inflamatórias e é excelente para o trânsito intestinal e para o sistema digestivo.

Portanto, se és vegetariano ou vegan, o agar-agar pode tornar-se no teu melhor aliado. Tal como o sushi vegan!

Desfruta dos melhores pratos da cozinha japonesa no Sibuya

Ficaste com vontade de comer comida japonesa? Nos nossos restaurantes estamos à tua espera. Aqui está tudo pronto para te receber em grande, e além disso temos uma imensidão de pratos com algas japonesas que tens de provar.

Desde as nossas variadas peças de sushi até à tradicional sopa de miso ou à salada wakame, tu decides por onde queres começar.

Mas atenção, se queres garantir o teu lugar, lembra-te: reserva já a tua mesa no Sibuya!