Existe comida japonesa sem lactose? Que pergunta! É claro que sim! E, como não podia deixar de ser, faz parte da maravilhosa ementa do Sibuya. Nem mais!
Sabemos que ser intolerante à lactose é complicado, principalmente quando se trata de comer fora e pedir aquilo que mais te apetece, certo? Felizmente, num restaurante japonês como o nosso, tudo fica um bocadinho mais fácil...
A verdade é que, no Japão, os laticínios são menos comuns do que no Ocidente, por isso não têm tanto protagonismo na dieta japonesa. Aliás, diz-se que 95% dos japoneses são intolerantes à lactose por essa razão.
E embora não possamos confirmar esse último dado, de uma coisa temos a certeza: a grande maioria dos pratos japoneses não contém lactose, pelo menos no nosso restaurante!
Neste artigo, vamos explicar detalhadamente quais pratos podes comer (e quais evitar) se tens intolerância à lactose e decides visitar um restaurante japonês.
O sushi tem lactose?
A grande pergunta: o sushi tem lactose? Geralmente, não. O sushi tradicional é feito com peixe cru, arroz temperado com vinagre de arroz e alga nori — nenhum destes ingredientes contém lactose. Também não a tem o molho de soja que normalmente acompanha cada peça.
Por isso, se és intolerante à lactose e te apetece um bom prato de sushi, não tens com que te preocupar. Além disso, costuma ser também sushi sem glúten.
Claro que, as coisas mudam quando se adicionam ingredientes ou molhos que contêm lacticínios, ou nos casos em que há risco de contaminação cruzada. Por isso, quanto mais simples for a variedade que escolheres, mais seguro será para uma dieta sem lactose.
Por exemplo, no Sibuya podes comer todos os nossos makis, niguiris (incluindo os especiais) e sashimi, bem como o nosso uramaki Maremoto. As possibilidades são muitas!
Receitas e pratos japoneses sem lactose
Além do sushi, há muitos outros pratos japoneses sem lactose com os quais te podes deliciar e viver uma verdadeira eXperiência japonesa.
Vejamos alguns deles.
Yakissoba de legumes
Existem vários tipos de massas japonesas, mas no Sibuya apostamos nos Soba e nos Udon. São a nossa especialidade!
E o melhor é que, mesmo que não toleres bem a lactose, podes saborear os noodles salteados com legumes que temos nos nossos restaurantes. Vais adorar!
Sopa de miso japonesa
Além de ser uma das entradas japonesas mais populares, a sopa de miso não contém lactose. Sabe bem no inverno e em qualquer outra altura do ano — é deliciosa.
E o melhor é que o miso japonês é super saudável: é um verdadeiro superalimento. Se queres reforçar o teu sistema imunitário, esta é a escolha perfeita!
Saladas japonesas
E quanto às saladas japonesas? Têm lactose? A maioria não. No Sibuya temos quatro saladas diferentes, e três delas não têm lactose!
Wakame, Sunomono ou Asian Garden: escolhe a que mais te apetecer.
Tártaros, tiraditos, ceviche e a nossa fusão japonesa
Se tens intolerância à lactose e decides visitar um restaurante japonês como o nosso, também podes optar pela cozinha de fusão, geralmente isenta de lactose.
Tártaros, ceviche, tiraditos... No Sibuya tens várias opções de pratos internacionais sem lactose. Podes até experimentar o nosso incrível JapoTako sake, que surpreende toda a gente.
Experimenta a comida japonesa sem lactose do Sibuya
Ficaste com fome depois de ler este artigo? Lembra-te de que o Sibuya é o paraíso da gastronomia japonesa — também sem lactose. Tal como acontece com o sushi na gravidez, deves ter atenção às possíveis contaminações cruzadas. Se tiveres dúvidas, basta perguntares à nossa equipa!
Quanto mais simples forem os pratos que pedires, melhor. Mas isso não quer dizer que não sejam deliciosos! Nos nossos restaurantes tudo sabe a maravilha, não vale a pena fingir o contrário…
Se não acreditas, reserva mesa no Sibuya e prova por ti mesmo. Não percas mais tempo!