Volver

Gyozas vs. dumplings: Conhece as diferenças das empadas japonesas

Sabemos de sobra o quanto gostas de gyozas, quem não gosta? Mas alguma vez foste a um restaurante asiático onde servem dumplings? De certeza que sim. Ambas são empadas, vêm do Oriente e são deliciosas, por isso a sua fama é mundial. Embora às vezes possa ser confuso diferenciá-las, sabemos disso.

Por isso, neste artigo vamos esclarecer todas as tuas dúvidas. Explicamos quais são as principais diferenças entre gyozas e dumplings, toma nota!

A sua origem: Japão vs. China

Sim, como lês. A diferença entre gyozas e dumplings mais notável de todas é a sua origem, porque estes últimos provêm da China.

Na verdade, a história dos dumplings remonta a mais de 1.800 anos na região de Cantão, no sul do país chinês. Hoje em dia, já existem inúmeras variedades regionais, cada uma com o seu próprio estilo e técnica de preparação.

As gyozas, como já deves saber, são uma especialidade japonesa. O seu toque nipónico é inconfundível! No entanto, a sua criação não teria sido possível se os dumplings não existissem, porque as gyozas são inspiradas nesta receita chinesa.

Foi precisamente após a Segunda Guerra Mundial que os soldados japoneses que estiveram na China se animaram a criar a sua própria versão destas empadas, adaptando os seus ingredientes aos gostos locais e inventando assim as nossas adoradas gyozas.

O tamanho e a forma

Outra diferença entre gyozas e dumplings bastante notória é a sua forma. As gyozas costumam ser mais pequenas e finas, com forma de meia-lua. Esta forma confere-lhes uma textura mista, crocante por um lado e macia pelo outro, que é provavelmente o que mais gostamos nelas.

Por outro lado, os dumplings chineses podem variar muito em termos de formas e tamanhos. Existem pequenos, grandes, redondos, quadrados ou até mesmo com formas mais artísticas.

Os seus ingredientes

E quanto aos ingredientes destas empadas? Pois existem diferenças, mas também semelhanças, porque em ambos os casos prima a variedade. Os dumplings podem estar recheados com diferentes tipos de carne, marisco ou vegetais e geralmente aceitam várias especiarias e condimentos.

Com as gyozas acontece o mesmo, embora seja muito comum que contenham uma mistura de carne, repolho, cebolinhas e alho, e sejam temperadas com molho de soja.

Isso mesmo, se vieres ao nosso restaurante vais poder comprovar que no ementa Sibuya existem gyozas para todos os paladares:

  • Gyozas de frango e boletos, uma combinação suculenta que mistura a suavidade do frango com o sabor terroso dos cogumelos.
  • Gyozas veggie, feitas de vegetais e com molho de caril e mel picante, ideais se gostas de sabores intensos.
  • A nossa gyoza especial, um maki tempurizado de abacate e queijo creme coberto com gyoza de boi e molho explosive.

gyozas veggie

Método de cozedura

Por outro lado, ambas as empadas podem ser cozidas ao vapor, fervidas ou fritas. Mas o que é que normalmente se faz?

Pois a verdade é que as gyozas são preparadas tradicionalmente com um método chamado “yaki gyoza”, que consiste em fritá-las primeiro numa frigideira e depois cozinhá-las ao vapor. Graças a este processo, a gyoza que levas à boca tem um fundo dourado e crocante, enquanto a sua parte superior se mantém macia e tenra.

Embora os dumplings também possam seguir este processo, é mais comum vê-los cozidos ao vapor ou fervidos em sopa.

Molhos de acompanhamento

E com o que acompanhamos estas delícias asiáticas? Essa é outra das principais diferenças entre gyozas e dumplings!

As gyozas costumam ser acompanhadas por um molho feito principalmente de molho de soja, que também pode conter vinagre de arroz, óleo de sésamo, gengibre fresco, alho e até um pouco de açúcar para equilibrar os sabores.

Por outro lado, os dumplings chineses são frequentemente temperados com molhos de sabor mais forte, e a escolha pode variar muito consoante a região da China onde são consumidos.

Reserva no Sibuya e desfruta das melhores empadas

Agora que já conheces todas as diferenças entre as gyozas e os dumplings, deves estar com um pouco de apetite, certo?

Pois estás com sorte, porque no Sibuya vais poder degustar as melhores gyozas que alguma vez provarás. Já te dissemos que são arrojadas, originais e que contêm ingredientes diferentes que lhes conferem um sabor inigualável. Gostamos de apostar na cozinha tradicional japonesa, mas sempre acrescentando o nosso toque de inovação.

Reserva a tua mesa no Sibuya e deixa-nos surpreender-te, do que estás à espera?