Volver

7 mitos sobre sushi que o teu cunhado te terá contado

Ay, o sushi! Que saboroso é e quantas mentiras circulam sobre o nosso prato japonês favorito. Por que não nos deixam desfrutá-lo em paz?

Talvez seja por sua enorme popularidade, que se estendeu além das fronteiras asiáticas, em países de todo o mundo. As barreiras linguísticas e culturais, os estereótipos, a desinformação e o medo do desconhecido sempre estiveram lá, o que vamos fazer!

E o mesmo acontece com o boca a boca… Quem não tem um cunhado que sempre exagera? Ou pior ainda, um cunhado hater do sushi!

Se for o teu caso, não há problema. Vamos desmontar os 7 mitos sobre o sushi que de certeza já te contou alguma vez. Assim poderás rebater o seu discurso com bons argumentos... Toma nota!

1. O sushi é sempre peixe cru

A primeira coisa que muitos pensam quando ouvem falar de sushi é peixe cru. E não, nem todos os tipos de sushi levam peixe cru.

É verdade que é um ingrediente tradicional muito comum no prato japonês por excelência, mas há muitas mais variedades!

No ementa Sibuya tens, por exemplo, o maki de manga, o de pepino ou o de abacate. Ou o nosso uramaki Terremoto, de frango com empanado japonês. Poderíamos adicionar milhares de exemplos mais, mas temos que continuar a desmentir o teu cunhado…

Portanto, se o peixe cru não é a tua praia, não te preocupes. Como vês, há sushi para todos os gostos.

2. O sushi não pode ser vegano

Existe o sushi vegano? Pois claro que sim, embora muitos insistam em afirmar o contrário.

Na verdade, o sushi vegano é delicioso e muito criativo, porque experimenta com milhares de ingredientes diferentes. Abacate, pepino, cenoura, tofu, cogumelos shiitake… a lista é bastante longa, especialmente no nosso restaurante!

3. O sushi é comida fria

Embora muitos tipos de sushi sejam servidos frios, nem todos são. Os Hot Rolls e os Flamed Rolls de Sibuya são dois bons exemplos disso, não te parece?

No caso destes últimos, cozinhamos ligeiramente o peixe ou marisco do teu sushi com uma chama direta. Isso lhes dá um sabor único e uma textura diferente, é toda uma eXperiência que não podes perder!

Portanto, da próxima vez que te disserem que o sushi é apenas comida fria, convida o teu cunhado a passar pelo Sibuya. Estaremos à espera dele!

4. O sushi deve ser caro para ser bom

É fácil cair na armadilha de pensar que apenas o sushi caro é de qualidade. Mas isso não tem que ser verdade. A qualidade do sushi depende, principalmente, da qualidade e frescura dos ingredientes e da habilidade de cada chef.

No nosso restaurante, por exemplo, podes encontrar sushi de alta qualidade a preços razoáveis, e é que acreditamos que todos temos o direito de desfrutar desta delícia japonesa sem esvaziar os nossos bolsos.

5. O sushi só se come com molho de soja e wasabi

Embora o molho de soja e o wasabi sejam acompanhamentos clássicos do nosso adorado sushi, não são os únicos. Nem pensar!

Podes comer o sushi com o que quiseres. Mas, antes de o fazeres com ketchup, lembra-te de que existem muitos outros molhos e temperos que combinam muito bem, como por exemplo…

  • Molho de enguia
  • Molho ponzu
  • Molho teriyaki
  • Molho spicy mayo
  • Molho kimuchi
  • Molho de maracujá

Além disso, muitas peças já se destacam pela sua própria mistura de sabores e não precisam de nenhum tempero adicional. A chave é desfrutares à tua maneira!

6. As grávidas não podem comer sushi

O que se passa então com o sushi na gravidez? Porque toda a gente diz que está tão proibido quanto o presunto...

Não te martirizes: se estás grávida, podes continuar a comer sushi ainda que com algum cuidado, claro. Sempre será melhor que escolhas variedades que não contenham peixe cru.

De qualquer forma, se já passaste pela doença da toxoplasmose, não vais ter problema em pedires um maki de salmão no Sibuya, porque nos nossos restaurantes sempre congelamos o peixe cru antes de o servir. Há que acatar as normas!

7. O sushi engorda

Por último, vamos acabar com o mito de que o sushi engorda. Como acontece com todas as comidas, alguns tipos de sushi podem ser mais calóricos que outros, tudo depende dos seus ingredientes.

O que sim é verdade é que os benefícios do sushi para a saúde são inúmeros. Afinal de contas, o peixe é uma maravilhosa fonte de proteínas e ácidos gordos ómega-3, enquanto o arroz e os legumes fornecem fibra e hidratos de carbono, igualmente necessários.

Desfruta-o sempre com moderação e sem nenhuma culpa!

 

O que te pareceram todos estes mitos sobre o sushi? Já tinhas ouvido falar de todos, não é? Ainda bem que estamos aqui para que possas verificar a informação como deve ser!

Por falar nisso, se te deu fome, que tal vires ao Sibuya comer sushi? Lembra-te de que uma má experiência num restaurante japonês pode contribuir para a propagação de todos estes mitos e lendas… por isso, é melhor viver uma eXperiência maravilhosa num local de qualidade.

Reserva a tua mesa no Sibuya hoje mesmo, e traz quem quiseres!