Volver

Sushi para dummies: Sabes em que ordem deves comer as peças?

Lembras-te da propriedade comutativa da matemática? Não? Melhor assim! Porque quando se trata de comer sushi, aquela ideia de que “a ordem dos fatores não altera o produto” não é nada verdadeira.

Como ouviste! A realidade é que existe uma ordem para comer sushi que todos deveríamos conhecer se queremos aproveitar ao máximo esta iguaria japonesa por excelência. Sabes qual é? Contamos-te tudo neste novo artigo!

A ordem em que se come o sushi importa?

Definitivamente, a ordem em que comes as peças de sushi pode mudar por completo a tua experiência, pois influencia a forma como vais apreciar os diferentes sabores.

Claro que se trata apenas de uma recomendação. Já sabes que o sushi também foi feito para ser desfrutado livremente! O mais importante é que cada dentada seja tão deliciosa quanto pode ser.

O ABC do sushi: Entender as peças antes de começar

Antes de te revelarmos qual é a ordem mais adequada para comer sushi, lembra-te de que existem imensos tipos de sushi.

Entre os mais populares, destacam-se:

  • Sashimi, a clássica fatia finíssima de peixe cru.
  • Nigiri, onde a fatia de peixe cru é colocada sobre uma porção de arroz temperado com vinagre para sushi.
  • Maki, o clássico roll enrolado em alga nori que dispensa apresentações.
  • Uramaki, o maki “ao contrário”.
  • Gunkan, o mais original devido à sua forma única e “acorazada”.

Em que ordem deves comer o sushi?

Agora que já fizemos uma revisão de todas as peças e que o apetite já começou a apertar, vamos responder à pergunta do milhão: qual é a ordem correta para comer sushi?

Bem, a primeira coisa que deves fazer é começar com umas boas entradas. Preferencialmente, uma sopa de miso, porque é o que os japoneses costumam tomar antes de mergulharem no sushi. A da carta Sibuya é deliciosa e ajuda muito na digestão do que vem a seguir.

Quando começares com as peças de sushi, lembra-te: menos é mais. Começa pelas mais leves, como o sashimi, e deixa as mais intensas, como o maki, para o final.

Em vez de nos focarmos apenas nas peças, vamos falar dos ingredientes que elas contêm, nomeadamente os tipos de peixe:

Começa pelos sabores mais delicados dos peixes brancos

Como dissemos, o ideal é começar pelo mais leve, e os peixes brancos devem ser sempre os primeiros.

Bacalhau, garoupa, dourada, pescada, linguado ou peixe-manteiga são alguns exemplos de peixes brancos. Este último é perfeito para iniciar a experiência do sushi em grande.

Aumenta a intensidade com os peixes gordos

Embora seja verdade que a maioria das peças de sushi não contenha peixes brancos, os peixes gordos, como salmão, atum e enguia, estão entre os mais comuns.

Se falamos da ordem correta para comer sushi, esses peixes gordos devem ser os próximos na lista. Por exemplo, depois de um sashimi de peixe-manteiga, o ideal seria provares um nigiri de salmão ou um maki de atum.

Finaliza com os sabores mais intensos e exóticos

E depois? O melhor, guarda para o final. Escolhe os pratos mais exclusivos e originais da carta. No caso do Sibuya, podem ser os nossos hot rolls ou flamed rolls.

Por exemplo, o Hiroshima Roll, um uramaki tempurizado de peixe-manteiga coberto com creme acevichado e togarashi. Um prato intenso e ideal para encerrar a experiência!

Os erros mais comuns ao comer sushi

Atenção, porque a ordem para comer sushi não é a única coisa a ter em conta ao visitar um restaurante japonês como o nosso. Também convém saber como usar os palitos chineses antes de vires!

Para não dares nas vistas, aqui deixamos três conselhos valiosos:

Afogar o sushi em molho de soja

Antes de mais, é proibido afogar as peças no prato de molho de soja. Basta molhá-las ligeiramente!

Por falar nisso, um dos mitos sobre o sushi mais comuns é que só se pode comê-lo com molho de soja. Nada mais longe da verdade, pois há molhos para sushi de muitos tipos, e cada um é um universo de sabores.

Colocar demasiado wasabi

Também não é recomendável exagerar no wasabi. Menos é mais, sempre. Se não quiseres que o sabor do peixe cru seja completamente encoberto, usa-o em quantidades pequenas.

Morder o sushi a meio: pecado capital

Outro dos dicas para comer sushi imprescindíveis é comer cada peça de uma só vez, nada de cortá-la ao meio. Aliás, isso é muito mal visto pelos japoneses. Por isso já sabes: tudo de uma vez na boca!

Põe em prática o que aprendeste no Sibuya

Alguma vez te ensinaram tantas coisas num só artigo? Permite-nos duvidar!

Desde a ordem mais indicada para comer sushi até aos conselhos que te demos, agora tens à mão todas as ferramentas para aplicar o que aprendeste, não achas?

Reserva mesa no Sibuya e desfruta da experiência do sushi como deve ser: com calma, por ordem e sem pressas. Não te vais arrepender!