Volver

Sushi sem glúten: Que sushi podes comer se és celíaco?

És celíaco e achas que o sushi é um luxo proibido? Nada mais longe da verdade, por isso agarra já os teus pauzinhos!

Da mesma forma que existe o sushi sem peixe, também pode ser preparado sushi sem glúten. Na verdade, já é feito em muitos estabelecimentos! Para desfrutares de uma experiência deliciosa e totalmente segura, só precisas encontrar o local adequado (cof, Sibuya).

Neste artigo, contamos-te que tipos de sushi deves evitar se és celíaco ou intolerante ao glúten e quais, pelo contrário, têm tudo para se tornarem o teu novo vício. Acompanhas-nos?

O sushi é uma comida sem glúten?

O sushi é um prato japonês saboroso e nutritivo, “na maioria das vezes, sem glúten”.

É que, como bem sabes, o nosso querido sushi é normalmente feito com arroz temperado com vinagre, algas, vegetais e peixe cru. Em princípio, nenhum destes ingredientes contém glúten.

Por isso, podemos afirmar que o sushi é adequado para pessoas celíacas ou intolerantes a esta proteína, que, geralmente, está presente em cereais como trigo, cevada, centeio ou espelta.

Mas atenção! Como em qualquer outro prato, é preciso ter cuidado com a indesejada contaminação cruzada. Se o sushi sem glúten não for manipulado de forma adequada, deixará de ser seguro para pessoas com doença celíaca.

Que sushi pode comer um celíaco?

É normal que as pessoas com doença celíaca tenham alguma dificuldade em escolher sushi. Apesar de existir sushi sem glúten, há vários ingredientes que normalmente acompanham os rolls e que contêm esta proteína, o que dificulta a escolha.

Queres saber que tipos de sushi são geralmente seguros para celíacos? Toma nota!

  • Sashimi. Sem dúvida, as peças mais adequadas são as de sashimi, pois são feitas apenas com peixe ou marisco cru.
  • Nigiri sem molho. O nigiri é simplesmente uma porção de arroz com uma fatia de peixe por cima. Por isso, é seguro desde que não tenha molhos ou temperos com glúten.
  • Maki simples. Os clássicos rolls de arroz e peixe ou vegetais, enrolados em alga nori, também podem ser seguros.

Algo de que deves sempre certificar-te é de que o restaurante onde vais comer sushi utiliza vinagre de arroz puro (e, portanto, sem glúten) na preparação das peças. Em caso de dúvidas, não hesites em perguntar ao pessoal!

A soja tem glúten

A soja é o acompanhamento por excelência do sushi, e lamentamos dizer-te que este molho contém glúten, já que é normalmente preparado com farinha de trigo. Sem dúvida, é o ingrediente de que deves ter mais cuidado.

Lembra-te de que há muitas molhos para sushi além da soja que podes experimentar. Mais ainda, existe uma versão sem glúten da soja, conhecida como molho tamari. Sempre que possível, escolhe esta opção.

Ingredientes do sushi a evitar se fores intolerante ao glúten

Da mesma forma que deves evitar o molho de soja ao comer sushi, há também outros ingredientes que é melhor deixares de lado para a tua própria segurança.

Estes são os mais comuns:

  • Surimi ou palitos de caranguejo. Este sucedâneo de peixe normalmente contém farinha ou amido de trigo, por isso procura evitá-lo.
  • Tempura, fritos e panados. O empanado japonês é delicioso, mas, como deves imaginar, não é adequado para celíacos. E atenção também à cebola frita crocante!
  • Outros molhos e marinadas. Molhos como o teriyaki, unagi ou até mesmo alguns tipos de maionese também podem conter glúten.

Contaminação cruzada na preparação do sushi

Como já dissemos, o mais importante para saboreares um bom sushi sem glúten sem preocupações é certificar-te de que não existe qualquer possibilidade de contaminação cruzada na preparação.

Por isso, tenta optar por restaurantes que sigam os protocolos necessários para te oferecer opções seguras, como o Sibuya!

Se vieres a qualquer um dos nossos espaços, só precisas de nos avisar que és celíaco. Nós tratamos do resto, zelando sempre pela tua segurança. O nosso objetivo é que desfrutes do sabor e dos benefícios do sushi tanto quanto qualquer outra pessoa.

Desfruta de sushi sem glúten em segurança no Sibuya

No ementa do Sibuya encontras várias opções de sushi sem glúten, como por exemplo:

  • Os nossos makis de salmão, peixe-manteiga, atum, pepino, abacate, manga e camarão. Tão basics quanto deliciosos, vais ver!
  • Os uramakis de salmão, atum, Carpe Diem e Hanami.
  • Os nigiris mais tradicionais - salmão, atum, peixe-manteiga e camarão -, assim como o nigiri especial Sibuya, de atum caramelizado.
  • Muitas variedades de sashimi: salmão, peixe-manteiga, atum, atum especial e sashimi mix.
  • Os deliciosos Gunkan Sakia!

Por falar nisso, também podes experimentar outros pratos que te vão deixar sem palavras, como a nossa sopa de miso ou o indescritível ceviche Sibuya, totalmente livres de glúten.

O que estás à espera? Reserva mesa no Sibuya e descobre o que é um bom sushi sem glúten de uma vez por todas!