La Real Academia Española define o sushi como a “comida típica japonesa cujo ingrediente principal é o arroz cozido, que se serve em pequenas porções e com acompanhamentos diversos”. E tão diversos! É precisamente essa diversidade que dá lugar aos infinitos tipos de sushi que existem.
Achas que saberias distingui-los todos? Seguramente a tua resposta seja não. Para a maioria das pessoas, é complicado decifrar um menu de comida japonesa se não houver fotos, é normal!
Como queremos que saibas muito bem o que estás a pedir sempre que vieres ao Sibuya, preparámos este guia completo com todos os tipos de sushi e a sua respetiva definição.
Evolução do sushi ao longo dos anos
Se pensarmos num prato típico japonês, o sushi é sempre o primeiro que nos vem à mente. Esta iguaria é um verdadeiro ícone do Japão e da sua gastronomia única, por isso tem conquistado paladares em meio mundo. Além disso, os benefícios do sushi para a saúde são dignos de destaque.
Desde que, lá pelo século VIII, os japoneses adotaram uma técnica de conservação do peixe chamada narezushi e começaram a criar o mais parecido com o sushi que conhecemos hoje, já se passou muito tempo. O sushi moderno chegou no século XIX com a invenção do nigiri, mas nunca deixou de evoluir!
Classificação dos tipos de sushi (tradicional vs. moderno)
À medida que a popularidade do sushi foi crescendo fora das fronteiras nipónicas, foram surgindo inúmeros tipos de sushi diferentes, modernos e inovadores. Sobretudo devido à fusão deste prato com ingredientes mais ocidentais! Embora alguns ainda precisem de dicas para comer sushi, muitos de nós já somos verdadeiros especialistas nesses petiscos explosivos e já provámos quase todas as suas variedades.
Não queremos nos estender mais, então… Vamos ver quais são os tipos de sushi que tens que conhecer!
Nigiri sushi
O nigiri sushi é o tipo de sushi favorito dos japoneses, não é de admirar! Trata-se de uma pequena porção de arroz avinagrado, moldado à mão, com uma fatia de peixe cru ou marisco em cima.
Normalmente não leva alga nori e, se levar, é decorativo. É muito comum comê-lo com um pouco de wasabi!
Maki sushi
Se tivéssemos que escolher uma imagem para representar o sushi de forma geral, certamente escolheríamos uma peça de maki sushi. O clássico e inconfundível rolo que todos conhecemos!
Esta variedade de sushi, a mais popular em Espanha, consiste num rolo de sushi cortado em pequenas peças, envolvido em alga nori e com arroz, peixe cru e vegetais ou outros ingredientes no interior.
Por sua vez, existem vários tipos de maki. Segundo o tamanho, por exemplo, encontramos:
- Hosomaki, rolos de sushi pequenos e finos com um único ingrediente no centro.
- Futomaki, rolos mais grossos e grandes com uma boa variedade de ingredientes no interior.
Por certo, se és daqueles que costuma confundi-los, deixamos aqui o nosso artigo sobre as diferenças entre maki e nigiri para que nunca mais tenhas dúvidas. Esperamos que seja útil!
Sashimi
Teoricamente, o sashimi não é um tipo de sushi, porque não leva arroz. Ainda assim, achamos que faz sentido incluí-lo nesta lista, afinal de contas é difícil pedir sushi e não cair na tentação de escolher também este prato!
O sashimi é uma fatia muito fina de peixe ou marisco cru que se serve sem arroz. Parece simples, não é? Mas não é, o corte do sashimi é uma verdadeira arte para os japoneses!
Temaki sushi
O temaki sushi consiste em cones de alga nori recheados com arroz, peixe, vegetais e outros ingredientes. Se te consideras incapaz de pegar nos pauzinhos chineses corretamente, este prato é perfeito para ti, porque se come com as mãos!
Para nós, é um dos tipos de sushi mais bonitos esteticamente, é inegável!
Uramaki sushi
Deixamos de lado as variedades de sushi mais míticas para passar às mais modernas, que tal falar do uramaki? Adoramos!
Caso não tenhas ideia de o que é o uramaki, trata-se de um rolo de sushi (maki) invertido, no qual o arroz está no exterior e a alga nori envolve os ingredientes internos, como peixe cru, frutas ou vegetais. É muito comum decorá-lo com sementes de sésamo, e está delicioso!
Gunkan sushi
O Gunkan sushi é uma variedade que se caracteriza pela sua forma “encouraçada”. Tem uma base de arroz compacta e oval, rodeada por uma tira de alga nori que cria uma espécie de taça ou tigela e que contém os ingredientes na parte superior.
É habitual que o Gunkan leve por cima tobiko e ingredientes parecidos, que seriam difíceis de segurar em outros tipos de sushi.
Sem dúvida, é a jóia da coroa do ementa Sibuya! Além disso, o nosso Gunkan sushi é algo diferente. Em vez de alga nori, está rodeado de uma fatia muito fina de peixe cru, o que eleva ainda mais a sua suculência.
Outros tipos de sushi
Obviamente, os múltiplos tipos de sushi que existem não se ficam por aqui. Mas não podemos falar de todos! São muitos, então escolhemos os principais, os que estão sempre presentes no nosso sushi bar!
Ainda assim, vale a pena mencionar outras variedades igualmente deliciosas, como por exemplo:
- Temari, o sushi em forma de bolinhas.
- Oshizushi, peças prensadas de sushi que parecem pedaços de bolo.
- Inari, pequenas bolsas douradas de tofu frito com sushi por dentro.
Gostaste de aprender sobre os diferentes tipos de sushi? Agora já não terás problemas para saber qual escolher! Lembra-te também que existem bebidas perfeitas para acompanhar sushi e realçar o sabor do teu prato favorito.
Embora o mais importante seja degustá-los num local de qualidade, um restaurante japonês com um menu amplo e inovador que combina tradição e originalidade. E se o ambiente for agradável, melhor ainda. Que tal vir ao Sibuya? Estamos à tua espera com a mesa posta!
Não esperes mais: reserva a tua mesa no Sibuya e desfruta da eXperiência do sushi em maiúsculas
.